Diocese de Taubaté destina doações da Coleta da Solidariedade a três entidades

CF2024: Fraternidade e Amizade Social

No Brasil, durante o tempo da Quaresma, acontece a Campanha da Fraternidade que há 60 anos contribui para a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de problemas específicos, tratados à luz do projeto de Deus.

No Domingo de Ramos, 24 de março de 2024, acontece a Coleta da Solidariedade, um gesto concreto que ocorre em todo o país, motivado pela Campanha da Fraternidade. Dos recursos arrecadados, 60% ficam na própria diocese com o objetivo de apoiar iniciativas e projetos locais. Os outros 40% compõem o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), que é administrado pelo Departamento Social da CNBB e apoia iniciativas espalhadas pelo Brasil.

A Diocese de Taubaté selecionou três entidades que serão beneficiadas pelos recursos da Coleta da Solidariedade (60%), são elas: Fundação Santa Cruz de Campos do Jordão, Recanto São Benedito “Lar dos Idosos” de São Bento do Sapucaí e Fazenda da Esperança-Unidade de Pindamonhangaba.

A Fundação Santa Cruz é uma Instituição com mais de 90 anos que atende idosos em vulnerabilidade social.

Administrada pelas Irmãs Mercedárias da Caridade, atende atualmente 107 idosos, oferecendo moradia, alimentação, tratamento médico e demais necessidades dos atendidos para que tenham um ambiente feliz e com qualidade de vida.

Irmã Teresinha Maria de Souza, religiosa responsável pela instituição, contou que com a doação da Coleta da Solidariedade será feito um investimento em cadeiras de rodas, uma vez que muitos dos atendidos são cadeirantes.

O Recanto São Benedito – “Lar dos Idosos” de São Bento do Sapucaí é Instituição com mais de 50 anos de serviços prestados, sem fins lucrativos, de assistência social, filantrópica, beneficente e de utilidade Pública, Federal, Estadual e Municipal.

Atualmente atende 39 idosos em sistema de residência de longa permanência, sendo sua maioria pessoas cadeirantes. O lar oferece serviços de moradia, alimentação, enfermaria, médico, fisioterapia, nutrição e cuidadores. A instituição conta com a colaboração de voluntários e familiares dos idosos.

Segundo o presidente do Recanto São Benedito, Dr. José Antônio Thomaz da Silva, a instituição tem custos altos para atender as necessidades dos idosos e a doação da Coleta da Solidariedade será um importante ajuda para as despesas do dia a dia.

“Mesmo com as parcerias com o Governo, os custos são altos com medicamentos, fraldas e despesas comuns como água, luz e funcionários, então a doação será para esses custos de rotina”, informou.

Dr. José Antônio ainda destacou que o trabalho do Recanto São Bendito vive há muito tempo o tema da Campanha da Fraternidade que é “Fraternidade e Amizade Social”, uma vez que as atividades com os idosos os aproxima dos familiares e do povo da cidade de forma viver em amizade com a comunidade e não excluídos e isolados.

“A nossa instituição vive a amizade social há muito tempo, pois aqui temos visitas agendadas para quem quiser vir conhecer de terça a sábado. No domingo, reservamos as visitas aos familiares, celebramos os aniversariantes do mês, temos missa na última quinta-feira de cada mês, temos parceria com pousadas da cidade para passeios com os idosos, temos um calendário de festividades, assim os nossos idosos vivem bem próximos da comunidade”, contou.

A terceira instituição beneficiada pela doação da Coleta da Solidariedade será a Fazenda da Esperança – Casa Santa Clara, localizada em Pindamonhangaba-SP. A unidade acolhe pessoas dependentes de qualquer vício, inclusive, do álcool e entorpecentes.

A Casa é exclusivamente de atendimento masculino e atualmente atende 20 pessoas, mas a unidade tem capacidade para colher 32 atendidos. Voluntários e missionários administram o desafio de conseguir acolher todos os pedidos de ajuda uma vez que os recursos da instituição são limitados. A Casa oferece uma proposta terapêutica a partir da vivência do Evangelho, a vida em comunidade e o trabalho.

A instituição produz alguns produtos para reverter em recursos para manutenção da casa, segundo Beto Amaral, responsável pela Casa Santa Clara, unidade da Fazenda da Esperança em Pindamonhangaba. Diversos tipos de doações são aceitos. Além da doação financeira, as pessoas podem ajudar com alimentos, material de limpeza, roupas em bom estado e serviços voluntários.

“Os trabalhos voluntários de psicóloga, médicos, dentistas, que queiram fazer um trabalho voluntário com a gente é muito bom, uma vez que também podem ser uma doação, as pessoas podem doar produtos, dinheiro, mas podem também doar o seu dom, a sua profissão. Um professor de inglês pode vir dar uma aula, um professor de judô pode dar uma atividade, tudo isso é uma forma.”

A Campanha da Fraternidade é uma ação evangelizadora da Igreja no Brasil, sempre preocupada com temas sociais de forma a frutificar, através da oração, da penitência e da caridade, exercidas por meio da Coleta da Solidariedade.

As instituições beneficiadas, pela parte que cabe à Diocese, estão abertas a visitas, doações e parcerias. Saiba mais sobre cada uma delas através dos contatos abaixo:

Fundação Santa Cruz

Telefone: (12) 3662-2575

Endereço: Av. Matheus da Costa Pinto, 1391 – Santa Cruz, Campos do Jordão, SP, Brazil

E-mail: irmas.santacruz@gmail.com

facebook.com/fundacaosantacruz

Recando São Benedito “Lar dos Idosos”

Telefone: (12) 3971-1280

Endereço: Estr. Mun. Joaquim da Costa Manso, 920, Bairro da Fervura, São Bento do Sapucaí – SP, CEP: 12490-000

E-mail: recantosaobenedito@terra.com.br

facebook.com/lar.dosidosos.5