Projeto CorAção ajuda jovens da Fundação Casa

Um Projeto de Evangelização para os jovens infratores internados na Fundação Casa de Taubaté, eis o Projeto CorAção, começado por intermédio do Padre Cipriano, Coordenador do Setor Juventude, que sentia a necessidade de ajudar aqueles jovens privados de liberdade. Para isso, convidou alguns jovens do Movimento de Cursilhos para elaboração de um Projeto de Evangelização; pedido que foi prontamente acolhido por alguns e que realizou a primeira visita em um dia de Corpus Christi, 04 de junho de 2015.

A ideia inicial do Projeto seria a realização de um retiro anual, o que a princípio não foi aceito pela Direção, sendo permitido inicialmente apenas visitas bimestrais. Em 2016, com algumas alterações no Projeto, as visitas passaram a ser mensais e assim segue até hoje. A equipe da visita é composta por 15 membros e a cada mês um tema é trabalhado com os internos, temas com base em textos bíblicos e testemunhos que os levam a reflexão. Em julho de 2018 aconteceu dentro da Unidade o 1º Retiro, com um retorno muito positivo entre os internos e também os funcionários da casa.

Inicialmente o Projeto contava apenas com os jovens do Movimento de Cursilhos. Pouco tempo depois, jovens de outros Movimentos e Grupos da Diocese também passaram a integrá-lo, tornando-se hoje um Projeto da Juventude Diocesana. Em julho deste ano aconteceu o 2º Retiro, também com um retorno bastante feliz. Com o passar do tempo, o Projeto estreitou laços com a Direção da casa, que hoje partilha conosco o impacto positivo na vida dos meninos.

O Projeto é aberto para quem deseja conhecê-lo, entrando em contato previamente com Padre Cipriano ou com a Coordenação. Indicamos aos interessados a participar de uma Formação que acontece em todo mês de janeiro, para entender melhor sobre a caminhada e a preparação espiritual para as atividades no decorrer do ano. O Projeto também conta com as páginas nas redes sociais, facilitando assim que os meninos, ao saírem da internação possam entrar em contato com o Projeto e a Evangelização continuar do lado de fora, incentivando-os a mudar de vida com os olhos e o coração voltados para Deus.

Facebook: Projeto CorAção Instagram: projetocoracaotaubate

Juliana Coelho, Cursilhos de Cristandade