Projeto “Caminho: Desenvolvimento de música litúrgica”

Encontros de músicos litúrgicos na Diocese, frutifica em projeto: “Caminho – desenvolvimento de música litúrgica”.
Sl 89, 17 – “Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho, fazei dar frutos o labor de nossas mãos!”

 

Como fruto de encontros formativos sobre música litúrgica na Diocese de Taubaté, sistematicamente realizados desde 2019, surgiu o projeto “Caminho: Desenvolvimento de música litúrgica”.

Trata-se de um laboratório de composição de melodias litúrgicas, zelando pelos critérios objetivos da liturgia da Igreja, inspirando-se pelos textos bíblicos sugeridos pelo lecionário e missal romano, para colaborar com os ministérios e grupos de música das comunidades paroquiais. No momento, as gravações estão sendo realizadas por músicos cada qual em sua residência, à distância, devido a Pandemia do Covid-19.

A princípio, será uma série de 12 melodias litúrgicas como sugestões para o 14º, 15º, 16º e 17º Domingo do Tempo Comum. Letras de músicas adequadas ao tempo comum, recebendo várias possibilidades de melodias, valorizando realidades pastorais específicas e perspectivas diferenciadas.

Conheça a iniciativa e as melodias publicadas, através dos links:

YOUTUBE – https://www.youtube.com/channel/UC7DDRLqsTNrs2a3tjF5WrQg
FACEBOOK- https://www.facebook.com/caminhomusicaliturgica

A primeira melodia já está disponível, trata-se de um canto de entrada inspirado no Sl 24 (25). Ouça através do link: https://www.youtube.com/watch?v=0qNzynyL-sk

Poderá ser utilizada do XIV ao XVII Domingo do Tempo Comum. Modificando as antífonas, referentes a cada domingo. A melodia foi elaborada por Lúcia Helena Vieira da Cruz, de Pindamonhangaba-SP, salmista na Paróquia N. Sra. da Assunção.

As demais melodias serão publicadas no decorrer do mês de junho.

×