Prioridade Catequese e Formação são trabalhados nos Projetos Pastorais 2023 na Diocese de Taubaté

Para o ano de 2023, a Diocese de Taubaté planejou dois projetos pastorais com foco na prioridade: catequese e formação.
Os projetos foram elaborados após um processo de escuta e discernimento em reuniões com o Senhor Bispo, os Vigários Forâneos, a Equipe Diocesana de Coordenação Pastoral (EDCP) e clero nas reuniões de foranias.
O primeiro projeto intitulado, “Ano extraordinário para a Eucaristia e Crisma de Adultos”, surgiu da observação da realidade de muitos adultos batizados sem os Sacramentos da Eucaristia e Crisma.
Considerando necessária formação que possibilite consistente vivência cristã e o cuidado pastoral, para esse ano extraordinário, as paróquias abrirão turmas de catequese
para adultos a partir de 30 anos (mesmo que complete esta idade até o dia 31 de dezembro de 2023), e a preparação para a recepção dos Sacramentos acontecerá durante o ano de 2023 com 40 encontros. A responsabilidade dessa formação será dos padres (párocos e vigários), auxiliados também por catequistas bem preparados.
Os interessados que desejarem se inscrever para a catequese do “Ano extraordinário para a Eucaristia e Crisma de Adultos” deverão procurar a secretaria de sua
paróquia.
O segundo projeto pastoral para 2023 na Diocese de Taubaté intitulado “Vamos Juntos” é uma campanha de inscrição para a Catequese. Sendo constatado que, no período
mais crítico da pandemia, muitas crianças deixaram de participar da catequese, este projeto visa motivar esta necessidade de vida cristã e comunitária, e favorecer as inscrições, sobretudo, para a fase da iniciação.
Os pais e responsáveis devem procurar a secretaria paroquial ou a equipe de catequese da sua paróquia, no período de dezembro de 2022 e janeiro de 2023 para realizar as
inscrições. Para a fase da Iniciação: Eucaristia e Crisma a criança deve ter 10 anos completos ou completar até 31 de dezembro de 2023.