Pastoral da Saúde realiza seu 19º Encontro Anual

A Pastoral da Saúde da Diocese de Taubaté realizou, no ultimo dia 8 de novembro, o seu 19º encontro anual.

A reunião aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Distrito de Quiririm, Taubaté, tendo como tema a Espiritualidade de São Camilo de Lélis.

Logo no inicio do encontro os agentes participaram de missa presidida pelo Padre Celso Batista de Oliveira, sjc, pároco da paróquia anfitriã.

Ao todo estiveram presentes 170 agentes, inscritos antecipadamente, e 15 pessoas da comunidade local envolvida com a organização e toda estrutura do evento.

No encontro estiveram presentes, Maria do Carmo, que é coordenadora do Setor de Voluntariado e Pastoral da Saúde do Hospital Regional de Taubaté, além de duas agentes representando a Arquidiocese de São Paulo.

No encontro os agentes da Pastoral da Saúde puderam refletir sobre a espiritualidade de São Camilo e aplicação de seu exemplo no serviço missionário que realizam.

Para tratar do tema, os participantes contaram com a assessoria do Padre Anísio Baldessin, do Instituto Camiliano de São Paulo. Padre Anísio é autor de vários livros que são fonte de orientação para o trabalho na Pastoral da Saúde.

A compaixão de Cristo para com os doentes e suas numerosas curas são um sinal evidente de que Deus visitou o seu povo e de que está conosco. Jesus não só tem o poder de curar, mas também de perdoar os pecados. Sua compaixão para com todos aqueles que sofrem é tão grande que Ele se identifica com eles: “Estive doente e me visitastes” (Mt 25,36).

São Camilo seguiu o exemplo de Jesus Cristo. Viu nos doentes o próprio Cristo e por eles passou a viver.

Em 1584, ele constituiu uma irmandade de voluntários para cuidar dos doentes pobres e miseráveis. Mais tarde essa irmandade foi instituída como z Congregação dos Ministros Camilianos. São Camilo estudou e vestiu o hábito negro, com a cruz vermelha de sua própria congregação, que, em 1591, recebeu a aprovação do Vaticano, sendo elevada à categoria de ordem religiosa.

Seguindo a espiritualidade camiliana, que propõe um olhar para o enfermo como pupilas do Coração de Jesus, os agentes ouviram palestra do Padre Emerson Ruiz, que refletiu sobre a ação da Pastoral da Saúde sob a ótica do Ano da Misericórdia. Padre Anísio e Padre Emerson falaram sobre a importância do trabalho da Pastoral da Saúde, das visitas que executam nas residências e nos hospitais, que são de suma importância para a pessoa que se encontra fragilizada pela doença. Sob o carisma de São Camilo de Lélis, os agentes seguem os passos de Jesus segundo o Evangelho de Mateus, estive “doente, e cuidastes de mim” (Mt 25,36b).

Um dos pontos fortes do evento foi a união de esforços da comissão diocesana e equipe paroquial para que tudo corresse bem e todos pudessem retornar para suas casas satisfeitos. Agradecemos a Deus pelas bênçãos derramadas sobre todos nós e também a disponibilidade de todos. Foi um dia de muitas bênçãos de Deus e frutos do Espírito Santo.

Ana Regina de Oliveira Gama
Coordenadora Diocesana da Pastoral da Saúde