Pastoral da Criança completa 34 anos de atuação na Diocese de Taubaté

A Pastoral da Criança completou no dia 19 de abril de 2021 seus 34 anos de atuação na Diocese de Taubaté.

Atualmente a Pastoral da Criança tem atuação em 29 paróquias da Diocese.

Essa história já colheu muitos frutos, para José Hailton, ex-cooredenador da Pastoral da Criança, o trabalho na pastoral lança sementes boas na vida das pessoas.

“Nós lançamos as sementes e procuramos garantir a qualidade da semeadura, ou seja: lançamos sementes boas. Nossos agentes recebem formação para serem senhores da sua história, protagonistas e não sujeitos. Nós, agentes da Pastoral, sabemos que: evitamos muitos abortos; ajudamos a tirar muitas crianças da desnutrição; evitamos muitas discórdias nas famílias; diminuímos a violência nas famílias; promovemos a paz […]; fizemos com que as pessoas acompanhadas se sentissem gente de novo, com esperança, alegria e gosto pela vida”, aponta.

Segundo a coordenadora diocesana da Pastoral da Criança Fátima Monteiro, o maior desafio da pastoral atualmente é a falta de agentes que enfrentem a missão.

“A falta de agentes faz o desafio da Pastoral da Criança ficar maior, o agente da pastoral da Criança tem uma missão que exige presença, olho no olho e isso é uma missão difícil, por isso acredito que a falta de agentes seja o nosso maior desafio”, aponta.

O assessor diocesano da Pastoral da Criança, padre Moacyr Pedrini pede que os padres apoiem e ajudem a tornar a pastoral mais conhecida.

“Necessitamos tornar a Pastoral conhecida em todas as paróquias da Diocese. Hoje a Pastoral da Criança está todas as Foranias, mas apenas 29 das 49 paróquias da Diocese tem Pastoral da Criança. Estimados padres, sei que todos têm muitas atividades e preocupações na paróquia, mas peço socorro”, convoca.

Antes da pandemia, cerca de 1.700 famílias e aproximadamente 2.330 crianças eram acompanhadas pela Pastoral da Criança. No momento, em consequência da pandemia, esses números ficaram reduzidos para 30%.