Pastoral Carcerária celebra dia do irmão preso

No dia 25 de junho a Pastoral Carcerária da diocese de Taubaté promoveu uma noite de reflexão sobre Justiça Restaurativa em virtude do dia do irmão preso.

O evento ocorreu no Centro Pastoral Santa Teresinha a partir das 19h30min.

Além dos membros da Pastoral Carcerária da diocese de Taubaté, também se fizeram presentes membros de outras pastorais, representantes de algumas unidades prisionais e de outras instâncias sociais.

Nosso novo bispo diocesano, Dom Wilson, também marcou presença no evento.

A reflexão sobre o tema Justiça Restaurativa foi realizada por Martina Maria Eudosia Gonzáles Garcia e Edina Maciel Lima Silva, ambas pertencentes a Pastoral Carcerária da arquidiocese de São Paulo.

Mais do que uma reflexão, a Justiça Restaurativa é uma prática que começa com cada ser humano e que em aspectos mínimos colabora muito no processo de reeducação dos nossos irmãos encarcerados.

Mais do que punir ou violentar é preciso gerar perdão e restauração.

Essa e tantas outras idéias foram trabalhadas pelas palestrantes a partir de exposição, vídeo e partilha em pequenos grupos.

Em um determinado momento também contamos com o testemunho de nosso irmão Cláudio que falou a todos como a Pastoral Carcerária colaborou no tempo em que estava preso.

Após este momento de reflexão e partilha intensa, encerramos a noite nos confraternizando com um lanche.

Agradecemos a todos e todas que colaboraram para que este evento pudesse ser realizado, sobretudo, o Secretariado de Pastoral de nossa diocese que muito apoiou esta promoção. Deus continue fortificando a todos na missão!

Pe. Gabriel Henrique de Castro
Assessor da Pastoral Carcerária