Paróquia Sagrado Coração de Jesus: 50 anos anunciando o amor do Coração de Jesus

No dia 08 de dezembro de 1969, Festa da Imaculada Conceição, nascia nossa Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Formada por gente humilde, trabalhadora e conduzida por bravos e dedicados sacerdotes, soube enfrentar dificuldades e sustentar a fé no “manso, humilde e misericordioso” Coração de Jesus.

Atualmente formada pelas comunidades Santa Cruz, Sagrado Coração de Jesus (Matriz), São Judas Tadeu, Nossa Senhora de Fátima, Santa Isabel e Nossa Senhora das Graças, continua escrevendo grandes e valorosos capítulos de nossa história.

História

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus teve início com os Padres Dehonianos, que vieram para Taubaté no início do século 20.

A Comunidade Matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada na Vila São Geraldo, tem sua história profundamente ligada ao Conventinho, ou Convento Sagrado Coração de Jesus, o Seminário onde moram os estudantes de Teologia da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Por isso, quando se quer dizer “vamos para a Igreja Matriz”, naturalmente se diz “Vamos ao Conventinho”. Segundo os membros mais antigos, esta expressão espontânea e carinhosa é verdadeira, porque a vida religiosa da comunidade foi plasmada ali, no coração dos padres do Convento.

Primeira capela em honra ao Sagrado Coração de Jesus

A primeira capela do Conventinho, no início do século XX, foi a moradia do antigo caseiro da chácara. Uma segunda capela começou a ser construída em 1938. Esta igreja serviu o povo do Areão durante 33 anos.

Em 08 de dezembro de 1969, pelo Decreto nº 15 de Dom Francisco Borja do Amaral, foi erigida a Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Em 1971, teve início a construção do Salão Paroquial, que ficou como sede da Paróquia e como Igreja Matriz até o ano 2000.

Em 1977 foi concluída a construção de um outro salão para festas, sob a coordenação administrativa do Sr. Helvécio Santos Pinto, com a colaboração dos soldados do 5º Batalhão da Polícia Militar de Taubaté e do grupo de jovens da comunidade. Este salão foi utilizado até 1995, quando precisou ser demolido para a construção da nova igreja matriz. Esta Igreja foi inaugurada no ano 2000.

Irmanados na mesma alegria, desde 08 de dezembro de 2017, iniciamos os preparativos para a grande festa dos 50 anos de nossa paróquia, com missa solene, lançamento do hino jubilar, oração, logo e poesia, em um evento organizado pela Pascom e Comissão do Jubileu, com participação especial do Padre Joãozinho, scj. Também foram celebradas, todo dia 08 de cada mês, missas especiais do Dia Oracional pelo Jubileu Paroquial.

Seguindo a máxima de que o melhor da festa são os preparativos, a expectativa, o entusiasmo, o envolvimento de tudo e de todos para que o evento aconteça num clima de alegria e satisfação, não faltam motivos para que toda a nossa gente se envolva neste clima jubilar.

Gabriel Nespoli

Fonte: Jornal O Lábaro edição novembro de 2019