ORDENAÇÃO DIACONAL: SIMBOLO DE ALEGRIA

No último dia 19 de março, Solenidade de São José, esposo de Maria, ocorreu na Paróquia de São José de Tremembé, a ordenação diaconal do seminarista Ricardo José, natural da cidade de Jambeiro – SP. Com a sua ordenação, ele dá continuidade ao seu caminho de entrega a Deus e serviço à Igreja.

Seu lema, retirado de Lc 17,10b, “Somos simples servos, fizemos apenas o que devíamos ter feito”, reflete seu dedicado serviço para com a Igreja, o que demonstrou desde o início de sua formação, especialmente para aqueles que conviveram com ele na época de Seminário.

Acompanhar o processo vocacional de um jovem que se dedica ao serviço de Deus e da comunidade é motivo de grande alegria e inspiração para nosso Seminário, pois é uma forma de notarmos a ação de Deus em meio ao seu povo, e o carinho do povo, que reza pelas vocações.

Para um seminarista, a ordenação diaconal é um ponto de passagem, não apenas por prepará-lo para a ordenação sacerdotal, mas porque demonstra e confirma as moções que Deus lhe concedeu e que se cumpre no tempo oportuno. Para os demais seminaristas, é uma forma de alegrar-se com o colega ordenando, pois acompanhando-o durante todo o processo formativo, veem como se alegra e as dificuldades pelas quais passou durante os sete anos de formação, buscando configurar-se a Jesus, e nessa hora podem perceber que todo o esforço feito é recompensado pelo Senhor. Poderíamos comparar a ordenação diaconal, durante o momento da procissão de entrada com todos os seminaristas, com um cortejo de núpcias, onde os amigos do noivo os levam até a sua noiva, e vice-versa. Podemos comparar a alegria vivenciada durante este momento pelo ordenando, a mesma alegria dos noivos durante seu rito matrimonial. Uma alegria de entrega e doação.

Rogamos a Deus que o néo-Diácono Ricardo seja sempre exemplo de fé e comprometimento, especialmente em sua missão de visitar os enfermos e idosos da cidade de Jambeiro, conforme a missão deixada por nosso Bispo diocesano, Dom Wilson. Que Deus continue abençoando e guiando seu caminho vocacional, para que seu serviço seja sempre fonte de graça e luz para todos que cruzarem seu caminho. Parabéns, Diácono Ricardo!

Equipe de Comunicação – Seminário Diocesano Santo Antônio