Missa do Crisma celebra a unidade da Igreja

Na manhã de 28 de março de 2024, Quinta-feira Santa, o bispo diocesano de Taubaté, Dom Wilson Angotti, se reuniu com o clero para a celebração da Santa Missa do Crisma. Essa missa também conhecida como Missa dos “Santos Óleos”, é a expressão da unidade na Igreja, em que os sacerdotes fazem a renovação das promessas sacerdotais. Todo o povo está representado nesta Missa.

A Quinta-Feira Santa é o dia da instituição do Sacerdócio e da Sagrada Eucaristia. É o dia de cada sacerdote, Dom Wilson em sua homilia explicou sobre o sacerdócio dos fiéis e o sacerdócio ministerial.

“Existem dois tipos de sacerdócios, o sacerdócio comum dos fiéis daqueles que foram batizados, ungidos no batismo e ungidos na Crisma que tem a responsabilidade de ordenar as coisas do mundo, as realidades terrestres, segundo  a vontade de Deus, santificando o mundo pelo trabalho, pela vida em família, pelas disposições sociais, pela amizade social, como refletimos na Campanha da Fraternidade deste ano, nesse querer o bem de todos, assim os que são os sacerdotes, do sacerdócio comum, todos os leigos, todos os batizados santificam o mundo pela sua presença, orientando o mundo pela vontade do Senhor. Existe também o sacerdócio ministerial, aqueles que foram ordenados padres ou bispos, no sacerdócio ministerial Cristo chama e envia com a missão específica de atuarem no meio do Povo de Deus como sacerdotes do novo testamento. O que caracteriza o sacerdote é ser mediador entre Deus e o povo, como único sacerdote Jesus Cristo, que é mediador entre Deus e os homens, na sua própria pessoa Deus e humanidade estão unidos, Ele é o mediador por excelência, Ele é o sacerdote por excelência, e nós ordenados pelo sacramento da ordem participamos deste sacerdócio de Jesus Cristo, o sacerdote é também aquele que é caracterizado por oferecer sacrifícios, por conduzir o Povo de Deus, é aquele que reza pelo povo, intercede a Deus pelo povo e leva ao povo as bençãos e as Graças de Deus”, disse o bispo.

Na celebração, o bispo realizou a bênção dos Santos Óleos dos Enfermos, dos Catecúmenos e a Consagração do Crisma, que são utilizados na administração dos sacramentos durante o ano.

Ao final da celebração o bispo agradeceu pediu a todos que rezem sempre pelas vocações, desejou que as celebrações do tríduo pascal sejam bem vividas por todos e após o encerramento cumprimentou cada um dos sacerdotes presentes em sinal de fraternidade.

Veja a transmissão da Santa Missa do Crisma: