Mais jovens peregrinos da JMJ chegam nesta semana ao Brasil

A cada dia, jovens peregrinos oriundos de diversos países desembarcam no Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O evento, que será sediado no Rio de Janeiro, já conta com a presença de jovens estrangeiros que resolveram antecipar a sua vinda a nosso país.bemvindod.jpg

Enquanto a JMJ não acontece, a Semana Missionária, conhecida como a “Pré-JMJ”, alimenta o ânimo da juventude em todos os estados brasileiros. Nesta semana, a Arquidiocese de Salvador, na Bahia, recebe seus primeiros peregrinos.

Bahia

No sábado, 13, o primeiro grupo que deverá desembarcar no Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães será de austríacos. Nos próximos dias, jovens franceses, alemães, mexicanos, italianos, equatorianos, paraguaios e bolivianos chegarão a capital baiana.

A Arquidiocese de Salvador disponibilizará para os jovens peregrinos cartões especiais para passagem de ônibus, intitulados “Salvador Card”. A Secretaria de Turismo do estado oferecerá mais de 20 guias turísticos bilíngues para auxiliar os estrangeiros durante o período no Brasil.

Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, os jovens abriram as portas e os corações para os peregrinos. A Comunidade Missionária de Villaregia, localizada no Bairro Betânia, na Região Oeste, recebeu na semana passada moças e rapazes de Porto Rico e Peru. Eles ficarão hospedados em casas das famílias cadastradas pela Arquidiocese de Belo Horizonte.

Os jovens estrangeiros começaram a “botar a mão na massa”: já participaram de atividades culturais e sociais promovidas pela comunidade.

Segundo o Padre Valério D’Eliseo, responsável pela Paróquia São Sebastião, no Bairro Betânia, os peregrinos estão vivenciando uma “experiência missionária”, trabalhando e rezando juntos pela JMJ.

Juiz de Fora

Na Arquidiocese de Juiz de Fora, os holandeses chegaram nesta última terça-feira, 09, recepcionados na Praça Artur Bernardes, no Vale dos Bandeirantes. A região ainda abrigará peregrinos franceses, italianos e ingleses.

O primeiro grupo de holandeses ficará alojados nas casas das famílias. Depois, eles irão à Fazenda da Esperança de Juiz de Fora, onde conhecerão os trabalhos realizados pela instituição. De lá, voltam para a cidade e se juntarão com os demais estrangeiros e paroquianos da Igreja Santa Cruz, em Bandeirantes.

A Paróquia proporcionará atividades organizadas pelos jovens, passeios culturais, missas e catequeses. No dia 15, durante a realização da Semana Missionária, os peregrinos serão convidados a celebrar um momento de fé rezando o Terço dos Homens, no período da tarde.

São Paulo

A Diocese de São José dos Campos, em São Paulo, recepcionou um grupo de jovens vindos do Gabão, país situado na costa atlântica da África Central. Os gaboneses ficarão hospedados até este sábado, 13, nas paróquias Santa Cecília, em Jacareí, Nossa Senhora Aparecida, no Parque Interlagos, e Santa Teresinha.

O trajeto dos jovens do continente africano até São José dos Campos foi bastante longo. Partindo do Gabão, realizaram a primeira parada em Ruanda. Depois, chegaram na África do Sul, onde ficaram por seis dias hospedados em paróquias, chegando na cidade de Guarulhos, em São Paulo, após quase 11 horas de voo.

Os gaboneses foram acolhidos no Convento da Congregação das Irmãs Carmelitas, em Jacareí, onde passaram a noite antes de ir para a Diocese de São José dos Campos.

Brasília

A Arquidiocese de Brasília está preparada para receber seus jovens estrangeiros durante a Semana Missionária. A equipe de acolhida da Paróquia Nossa Senhora Guadalupe preparou uma programação especial, onde os peregrinos poderão conhecer a Igreja, participar de visitas a instituições beneficentes, atividades sociais e culturais, missas e grupos de oração.

Além disso, haverá no dia 17 de julho o “Show de Talentos da JMJ”, onde os jovens poderão expor seus dons artísticos, e a “Festa Julina com os peregrinos”, para celebrar o momento de comunhão pela Jornada Mundial da Juventude.

Paraná

Em Ponta Grossa, no Paraná, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora realizou a missa de envio dos seus jovens peregrinos que irão para o Rio de Janeiro. Padre Leo Kieling, que acompanha o grupo de estrangeiros, não escondia a felicidade em ver a juventude reunida em prol da JMJ.

“Eles irão, mas voltarão ainda mais preparados, após uma semana de catequese com teólogos e bispos e vivencia comunitária, para nos falar tudo que viveram lá e atuar com ainda mais vigor nas comunidades”, afirmou Padre Leo. (LMI)

Com informações Arquidiocese de Salvador/ Arquidiocese de Brasília/ Arquidiocese de Juiz de Fora/ Jovens Conectados/ Diocese de São José dos Campos/ Portal em.com.br

Conteúdo publicado em gaudiumpress.org, no link http://www.gaudiumpress.org/content/48598-Mais-jovens-peregrinos-da-JMJ-chegam-nesta-semana-ao-Brasil#ixzz2Z8F3IrQj