Jornada Diocesana da Juventude celebra Domingo da Misericórdia em Taubaté

No Domingo da Misericórdia, celebrado no dia 24 de abril, segundo domingo do Tempo da Páscoa, a juventude da Diocese de Taubaté se encontrou para uma tarde de oração, louvor, adoração e celebração. A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) reuniu os jovens em Taubaté, iniciada com a concentração no Convento Santa Clara os participantes cantaram e animaram a caminhada que seguiu até a Catedral de São Francisco das Chagas onde foram recepcionados pelo bispo Diocesano, Dom Wilson Angotti, em sua fala recordou que todos somos testemunhas do Ressuscitado e pediu aos jovens que busquem animar aqueles que estão afastados do Senhor.

“Cada um de nós cristãos, discípulos de Jesus Cristo, somos testemunhas do Ressuscitado, façamos esse papel em meio a outros jovens, o jovem é muito sensível ao grupo que o anima , leva e conduz aquele que individualmente está mais abatido, mais tímido, menos entusiasmado e o grupo exerce esse papel de animar aquele que está mais desanimado, por isso quero dizer a vocês vamos animar aqueles que estão desanimados, aqueles que talvez se acomodaram no caminho, aqueles que se distanciaram no tempo da pandemia , que esse período de treva e de morte seja superado coma Ressurreição do Cristo e com a vida nova que Ele sopra sobre nós, a vida nova do Ressuscitado, o Espírito de Deus deve nos animar também”.

Dom Wilson encerrou parabenizando o entusiasmo dos jovens presentes.

“Que o entusiasmo de vocês anime também os outros jovens, fortaleça e conduza até Jesus, Parabéns! Força e Coragem!”

Foto: Laudo Ruv_ Taubaté Católico

Durante a programação da Jornada Diocesana da Juventude os jovens participaram da oração do terço da Misericórdia, conduzido pelo grupo de jovens da Catedral, em seguida o assessor diocesano do Setor Juventude, padre Júnior Rangel, fez a leitura Blíblica com o lema da JDJ “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39) e  falou com os jovens sobre serem testemunhas da Palavra de Deus a partir do modo de viver.

“Juventude que esse encontro renove o nosso coração e nossa disposição de anunciarmos verdadeiramente a Palavra. Nosso Padroeiro, São Francisco das Chagas, diz: – ‘Anunciem o Evangelho sempre, se preciso com Palavras’ – se preciso usemos as palavras, mas anunciemos a Boa nova do Cristo com a nossa vida, como nosso modo de ser jovem diante de Deus, com o nosso modo de viver no mundo, nas palavras do Papa João Paulo II, sem nos tornarmos do mundo, sejamos jovens que falam de Deus pela vida mais do que pelas palavras, as vezes a gente não aguenta quem fica falando pelas palavras, mas é muito bom estar perto de quem anuncia a Cristo pela vida”, disse padre Júnior.

A juventude ainda vivenciou nesta JDJ o momento de Adoração e Benção do Santíssimo Sacramento e em seguida participaram da Santa Missa de encerramento.

Durante a Celebração Eucarística, padre Junior, em sua homilia, reforçou, aos jovens, que é preciso viver fé de maneira convicta para ser testemunha da Ressurreição de Jesus.

“Ainda temos uma fé um tanto quanto incerta, a nossa fé é muito vacilante, caminha sobre o fio da navalha, precisamos de uma fé concreta, convicta e sincera, não a partir de sinais, mas a partir da certeza da ressurreição, não porque vimos, mas porque o nosso coração sabe, não porque tocamos, mas porque fomos tocados por Ele, não porque sentimos o seu Espírito, mas porque Ele foi soprado sobre nós. Que esta liturgia renove a todos, de modo especial o coração dos jovens aqui reunidos, que ela renove o nosso coração na certeza da ressurreição e nos faça anunciadores dessa Boa Nova, porque Ele vive a nossa juventude tem sentido, porque Ele vive as nossas renúncias fazem sentido, porque Ele venceu a morte é que Nele nós encontramos a vida em abundância. Jovens se quereis ter uma vida feliz que ela seja vivida diante do Ressuscitado, e mais, que ela seja testemunha do ressuscitado”, finalizou padre Junior.

A JDJ é organizada pelo Setor Diocesano de Juventude para promover a integração entre todas as expressões juvenis e estar em comunhão com o Papa e com toda a Igreja.