A sabedoria dos mais velhos

Desde o início desta pandemia, o Papa Francisco tem alertado bastante sobre o abandono dos mais velhos. Recentemente, em sua viagem a Malta ele disse o seguinte: “E para avançar sempre com Jesus mas também com a família, com o povo de Deus, não vos esqueçais das raízes. Falai com os idosos, falai com os avós, falai com os anciãos!”.

A tradição bíblica sempre deu grande valor às pessoas mais velhas. Muitos anos de vida era sinal de benção divina. Outra razão para os mais velhos serem valorizados na Bíblia é que eles transmitem a sabedoria que receberam em seus muitos anos. Aos mais velhos cabia a tarefa de transmitir a experiência de vida aos mais jovens e a sabedoria que apreenderam da Palavra de Deus (cf. Pr 22,6).  Numa época em que o único meio de transmitir os mandamentos de Deus era de modo oral, a memória dos mais velhos era muito importante. Daí existirem tantas passagens bíblicas no Antigo Testamento enaltecendo os anciãos e recomendando aos jovens respeitar os seus conselhos e a muita idade, sinal da bênção divina.

Inclusive, um dos mandamentos, o quarto, diz respeito a geração mais velha. Porque cabia aos pais transmitir aos filhos o conhecimento das Leis de Deus (cf. Dt 11,19), esses devem honrar os seus pais. Deste modo, os filhos honrarão igualmente a Deus, a sua Palavra. Naquela época o conceito de família era mais amplo que o atual. Família era um conceito mais tribal. Assim o quarto mandamento dizia respeito não apenas aos genitores, referia-se também aos avós, aos tios e mesmo aos demais anciãos da comunidade. Os jovens deveriam respeitar os mais velhos se quisessem ser abençoados por Deus igualmente com uma vida longa (Eclo 3,7).

O Novo Testamento, continuando essa tradição, valoriza a sabedoria dos mais velhos e incentiva a observância do quarto mandamento na mesma compreensão considerada acima. Jesus, segundo os evangelhos, respeitava os seus pais e as tradições familiares dos judeus. Embora colocasse o Reino de Deus como valor acima da família e das tradições, no entanto, Ele assevera que nada do que ordena os Dez Mandamentos será abolido (cf. Mt 5,17-18).

São Paulo aborda a questão das relações familiares entre pais e filhos, que devem ser pautadas pelo princípio da caridade (cf. Cl 3,12-21). E aqui, Paulo apresenta algo interessante: os filhos aprenderão a respeitar seus pais e os mais velhos, na medida em que são também respeitados por eles.

Envelhecer bem significa acumular sabedoria. No contexto cristão isso significa amadurecer na fé e desenvolver uma espiritualidade sólida formada na meditação da Palavra de Deus. No plano das virtudes humanas, o sábio apresenta valores tais como a honestidade e a senso de justiça. Ninguém é perfeito, os mais jovens sabem disso. Mas eles esperam dos mais velhos a voz da experiência e um comportamento pautado pela sabedoria.

Pe. Silvio José Dias

×