Já ouviu falar da Pastoral da Pessoa Idosa?

A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) teve início no dia 05 de novembro de 2004, coma aprovação da Conferência Nacional dos Bispos dos Brasil, a CNBB.

Doutora Zilda Arns Neumann foi designada a para organizar e coordenar essa nova Pastoral. Dona Zilda Arns é conhecida por fundar a Pastoral da Criança com seu irmão, o Cardeal Paulo Evaristo Arns. Ela morreu vítima do terremoto no Haiti, em janeiro de 2010. A Dra Zilda Arns coordenou a PI por um período de três anos. Dom Aloysio José Leal Penna foi indicado para acompanhar o processo inicial de organização. Os dois indicaram a Ir. Terezinha Tortelli para secretária-executiva da Pastoral da Pessoa Idosa.

O objetivo da PPI é assegurar a dignidade dos irmãos idosos, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada de suas famílias e de suas comunidades, não importando a raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo. A PPI realiza visitas mensais domiciliares em que os seus agentes acompanham uma média de 10 pessoas idosas, usando indicadores próprios. A PPI promove reuniões mensais de avaliação e reflexão de sua missão na comunidade e para formação contínua de seus agentes. Nessa reunião é preenchida a FADI (Folha de Acompanhamento Domiciliar dos Idosos). O agente da Pastoral da Pessoa Idosa é uma pessoa voluntária, que mora na mesma comunidade e que recebeu capacitação para isso. Na capacitação, que dura em média 12 horas, o agente dessa pastoral recebe orientações sobre como fazer uma visita domiciliar e sobre cada indicador do acompanhamento às pessoas idosas.

A Pastoral pode ser iniciada em todas as Paróquias. A título de curiosidade, atualmente, na Diocese de Taubaté são oito paróquias que organizam esse trabalho pastoral, com o apoio de seus párocos. Caso não exista a PPI em sua paróquia, procure o seu pároco para falar dessa necessidade, uma vez que a Igreja do Brasil possui toda uma estrutura bem organizada para desenvolver este trabalho evangelizador.

Pastoral da Pessoa Idosa – Diocese de Taubaté

Comente