Gestos Concretos da CF 2023 na paróquia São Vicente de Paulo em Pindamonhangaba

A paróquia São Vicente de Paulo, em Moreira César (Pindamonhangaba), realizou diversos gestos concretos a partir da Campanha da Fraternidade deste ano de 2023 que, por sinal, trata sobre a triste realidade da fome em nossa nação. A ideia surgiu após a formação paroquial sobre esta Campanha conduzida pelo Padre José Amarildo Rangel (assessor diocesano da Campanha da Fraternidade) no dia 7 de fevereiro às 19h30 no Recinto Paroquial São Vito aos mais de noventa participantes, sendo eles: padres, diáconos, lideranças e agentes de pastorais. Além da Via Sacra e encontros da Campanha da Fraternidade em Família, cada serviço de evangelização da paróquia, inclusive as comunidades, pensaram e realizaram no mínimo um gesto concreto. Neste sentido, muitos foram os momentos de oração e entrega de alimentos às famílias necessitadas, realizados pela Pastoral da Saúde, Pastoral da Criança, Pastoral da Liturgia, Irmandade do Santíssimo Sacramento, Renovação Carismática Católica, Pastoral da Música, Grupo de jovens, Grupo Mirim dos anjos, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCE), Pastoral do Dízimo e etc. A Pastoral da Comunicação (PASCOM), além de entregar alimentos, também distribuiu roupas e materiais para o bebê de uma família carente. Destaca-se também o gesto concreto da Pastoral Familiar, pois além de atender três famílias carentes com alimentos, também realizou uma experiência muito forte de ressurreição, entregando 50 marmitas aos moradores de rua.

Além destes gestos concretos citados, também realizamos, em âmbito paroquial, um almoço com as famílias carentes assistidas pelas pastorais sociais e pelas conferências da Sociedade São Vicente de Paulo. Este momento aconteceu no dia 16 de abril (Domingo da Misericórdia), a partir das 12h, no Recinto Paroquial São Vito, após a entronização do círio pascal e oração. Com estas e tantas outras experiências de ressurreição de Jesus, a nossa comunidade paroquial pôde revigorar a sua fé e amor a Deus nos mais pobres, concretizando assim as palavras de Jesus: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Que Nossa Senhora e São Vicente de Paulo intercedam sempre ao Filho Bom Jesus para que possamos continuar perseverando em nossa missão como Discípulos Missionários, construindo cada vez mais um Reino de justiça, solidariedade, paz e fraternidade.

Pe. Gabriel Henrique de Castro