Aconteceu no último dia 16 de agosto, sábado, uma Formação Diocesana para os agentes da Pastoral do Batismo na Paróquia Senhor Bom Jesus de Tremembé. O tema da formação foi o Código de Direito Canônico, ministrado pelo Côn. Carlos Antônio da Silva, pároco da Paróquia Santa Luzia, Vigário Judicial e Presidente do Tribunal Eclesiástico e Interdiocesano de Aparecida. Côn. Carlos Antônio iniciou a reflexão com a Teologia do Sacramento do Batismo e seguindo para as instruções apresentadas pelo Código de Direito Canônico acerca desse Sacramento. A formação contou também com a participação de Ricardo Gaiotti, Juiz do mesmo Tribunal Eclesiástico e mestrando em Direito Canônico pela Universidade de Salamanca.
Participaram da formação cerca de 70 pessoas divididas em 17 paróquias da nossa Diocese, são elas: Par. Nossa Senhora do Rosário (Santuário Santa Terezinha), Par. Nossa Senhora da Conceição do Quiririm, Par. Santa Luzia, Par. Espírito Santo, Par. Nsa. Senhora Aparecida, Par. Santíssima Trindade e Par. Sagrado Coração de Jesus de Taubaté; Par. Senhor Bom Jesus de Tremembé, Par. São José de Tremembé; Par. São Vicente de Paulo (Moreira César), Par. Nsa. Senhora do Bom Sucesso e Par. Nsa. Sra. Do Rosário de Fátima de Pindamonhangaba; Par. Nsa. Senhora da Boa Esperança e Par. Nossa Senhora d’Ajuda de Caçapava e também as Paróquias Nsa. Sra. da Saúde , São Benedito e Sta. Terezinha de Campos do Jordão.
A formação teve como objetivo esclarecer para os agentes da pastoral algumas questões pertinentes relacionadas ao Batismo e previstas no Código de Direito Canônico. A reflexão atendeu todas as expectativas sendo muito proveitosa e satisfatória conforme a proposta apresentada pelo palestrante. Agradecemos a participação do estimado Côn. Carlos Antônio da Silva, que prontamente se dispôs a atender nosso pedido para essa formação, e também ao Pe. José Vicente , pároco e reitor do Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé, que gentilmente nos cedeu o Salão de Eventos Bom Jesus para a realização do nosso encontro.
(Rosangela A. de Oliveira – Coordenadora Diocesana da Pastoral do Batismo).
Comente