Formação Diocesana para Pastoral do Batismo

Aconteceu no último dia 16 de agosto, sábado, uma Formação Diocesana para os agentes da Pastoral do Batismo na Paróquia Senhor Bom Jesus de Tremembé. O tema da formação foi o Código de Direito Canônico, ministrado pelo Côn. Carlos Antônio da Silva, pároco da Paróquia Santa Luzia, Vigário Judicial e Presidente do Tribunal Eclesiástico e Interdiocesano de Aparecida. Côn. Carlos Antônio iniciou a reflexão com a Teologia do Sacramento do Batismo e seguindo para as instruções apresentadas pelo Código de Direito Canônico acerca desse Sacramento. A formação contou também com a participação de Ricardo Gaiotti, Juiz do mesmo Tribunal Eclesiástico e mestrando em Direito Canônico pela Universidade de Salamanca.

Participaram da formação cerca de 70 pessoas divididas em 17 paróquias da nossa Diocese, são elas: Par. Nossa Senhora do Rosário (Santuário Santa Terezinha), Par. Nossa Senhora da Conceição do Quiririm, Par. Santa Luzia, Par. Espírito Santo, Par. Nsa. Senhora Aparecida, Par. Santíssima Trindade e Par. Sagrado Coração de Jesus de Taubaté; Par. Senhor Bom Jesus de Tremembé, Par. São José de Tremembé; Par. São Vicente de Paulo (Moreira César), Par. Nsa. Senhora do Bom Sucesso e Par. Nsa. Sra. Do Rosário de Fátima de Pindamonhangaba; Par. Nsa. Senhora da Boa Esperança e Par. Nossa Senhora d’Ajuda de Caçapava e também as Paróquias Nsa. Sra. da Saúde , São Benedito e Sta. Terezinha de Campos do Jordão.

A formação teve como objetivo esclarecer para os agentes da pastoral algumas questões pertinentes relacionadas ao Batismo e previstas no Código de Direito Canônico. A reflexão atendeu todas as expectativas sendo muito proveitosa e satisfatória conforme a proposta apresentada pelo palestrante. Agradecemos a participação do estimado Côn. Carlos Antônio da Silva, que prontamente se dispôs a atender nosso pedido para essa formação, e também ao Pe. José Vicente , pároco e reitor do Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé, que gentilmente nos cedeu o Salão de Eventos Bom Jesus para a realização do nosso encontro.

(Rosangela A. de Oliveira – Coordenadora Diocesana da Pastoral do Batismo).

Comente