Foranias celebram a Crisma dos adultos da catequese do Ano Extraordinário

Após formação do Ano Extraordinário para a Eucaristia e Crisma adultos recebem os sacramentos

Após a preparação de muitos catequizandos adultos que vivenciaram o projeto pastoral  do “Ano extraordinário para a Eucaristia e Crisma de Adultos” da Diocese de Taubaté, transcorrido em 2023, chegou o momento da recepção dos sacramentos. As celebrações da Primeira Eucaristia já ocorrem separadamente em cada paróquia, em abril de 2024 todas as Foranias celebram o Sacramento da Crisma desses adultos.

Nos dias 05, 06 e 07 de abril de 2024 as Foranias Bom Jesus, São Francisco das Chagas e São Bento celebraram, respectivamente, a Crisma de mais de 500 catequizandos.

A Forania Bom Jesus reuniu os catequizandos das paróquias que a compõem: Paróquia Bom Jesus, São José e Jesus Ressuscitado da cidade de Tremembé e as paróquias Sagrado Coração de Jesus, Santíssima Trindade e Nossa Senhora Aparecida de Taubaté para a celebração da Crisma de 157 pessoas no dia 05 de abril de 2024, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus. A cerimônia presidida pelo bispo Diocesano Dom Wilson Luís Angotti Filho foi concelebrada pelos padres da Forania, padre Alan Rudz, Lorival João Back scj, Cônego Paulo César, Padre José Vicente, Gilson Paulino sjr, Thomás Ranieri e o Padre Rodrigo Araújo scj.

Durante a celebração Dom Wilson falou da missão dos crismados em testemunhar e anunciar Jesus Cristo.

“Vocês hoje vão ser crismados porque nós somos crismados para testemunhar a nossa fé, os discípulos receberam o Espírito Santo no dia de Pentecostes, no início da Igreja como promessa do Ressuscitado, receberam o Espírito Santo para que pudessem testemunhar Jesus Cristo Ressuscitado, fonte de vida, fonte de salvação para todos aqueles que o acolhessem na fé, E assim nós também hoje recebemos o Espírito Santo em função do testemunho, em função de anunciar aos outros Jesus Cristo, trazendo as pessoas para Ele e para participação na Igreja, para isso que nós somos crismados”, destacou o bispo .

Dom Wilson também motivou a todos a ter coragem sempre de anunciar o Cristo em todos os ambientes em que vivemos.

“Não deixemos jamais de dar testemunho da nossa fé, não nos acovardemos, não nos intimidemos, não percamos nenhuma oportunidade de dizer para os outros aquilo em que nós acreditamos, de falar de Jesus e de conduzir as pessoas para Deus, começando na família, com as pessoas com as quais trabalhamos, com aquelas com as quais convivemos, procuremos levar todos a Cristo, essa é a razão da nossa missão”, motivou.

A Forania São Francisco das Chagas, composta pelas paróquias Nossa Senhora do Belém, São Vivente de Paulo, São Pedro Apóstolo, Santo Antônio de Lisboa, São José Operário, Nossa Senhora do Rosário e São Francisco das Chagas reuniu, no dia 06 de abril de 2024 às 19h na paróquia Nossa Senhora do Belém, 227 catequizandos para a recepção do Sacramento da Crisma.

Crisma Ano Extraordinário da Catequese de Adultos: Forania São Bento_ Foto Jabbar Fotografia/Kadu Schiavo

Em Campos do Jordão aconteceu no dia 07 de abril de 2024 a celebração da Crisma do Ano Extraordinário com os catequizandos das paróquias da Forania São Bento. Dom Wilson presidiu a celebração na quadra dos Salesianos às 16h, na Santa Missa, concelebrada pelos padres da Forania, 144 adultos receberam o sacramento da confirmação.

A Forania Menino Jesus celebrará a Crisma no dia 19 de abril de 2024 na Paróquia São João Bosco, a Forania Nossa Senhora do Bom Sucesso celebrará no dia 20 de abril a crisma dos adultos e no dia 21 de abril em São Luís do Paraitinga a Forania Nossa Senhora da Conceição fará a sua celebração da Crisma com os catequizandos adultos.

Finalizando as celebrações do Ano Extraordinário da catequese de adultos com 30 anos ou mais a Forania Nossa Senhora D’Ajuda terá a celebração no dia 27 de abril às 16h na Paróquia Santo Antônio de Pádua em Caçapava com a aproximadamente 200 crismandos.

O “Ano extraordinário para a Eucaristia e Crisma de Adultos” foi um projeto pastoral da Diocese de Taubaté praticado durante o ano de 2023.Considerando necessária formação que possibilite consistente vivência cristã e o cuidado pastoral, as paróquias abriram, no ano passado, turmas de catequese para adultos a partir de 30 anos, a preparação para a recepção dos Sacramentos aconteceu em 40 encontros. A responsabilidade dessa formação ficou a cargo dos padres (párocos e vigários), auxiliados também pelos catequistas.

A Diocese de Taubaté, tendo a Catequese e Formação como uma das prioridades escolhidas para ação evangelizadora e pastoral (cf. Diretrizes Pastorais  58), buscou com o projeto do  “Ano Extraordinário para a Eucaristia e Crisma de Adultos” oferecer a formação necessária aos adultos batizados sem os Sacramentos da Eucaristia e Crisma.

A catequese para adultos nas paróquias da Diocese de Taubaté é uma realidade contínua, a cada início de ano, novas turmas para catequese de adultos são abertas conforme procura, ordinariamente a formação é pelo período de dois anos. Para saber mais sobre a catequese de adultos o interessado deve procurar o atendimento da sua paróquia.