Festa do Senhor Bom Jesus de Tremembé

Basílica Bom Jesus de Tremembé

Começando no dia 25 de julho e durando até o dia 10 de agosto, a Festa do Senhor Bom Jesus de Tremembé de 2014 aconteceu com todos os seus componentes principais, fé, tradição e cultura. Esse ano, mais uma vez, o Santuário Basílica contou com a presença ilustre de bispos e padres que vieram presidir as celebrações durante a novena preparatória. Vários fiéis diziam sentir-se tocados e renovados na fé, pelas celebrações e homilias.

Essa Festa está inserida no contexto histórico de Tremembé. A cidade foi fundada ao redor da capela erguida ao Senhor Bom Jesus, em 1672, que hoje é um Santuário Basílica. A tradição da festa influencia toda a região vale paraibana e sul de minas, presente na história de suas cidades as caravanas, caminhadas ou romarias para Tremembé. Os fiéis acorrem à Basilica para agradecer ou pedir graças ao Senhor Bom Jesus. Durante a novena, de 28 de julho a 05 de agosto, o Santuário acolheu milhares de romeiros e peregrinos vindos de toda região e de alguns estados. Após as celebrações formavam-se filas de fiéis para a imposição do manto do Senhor Bom Jesus.

No dia 06 de agosto, dia do Senhor Bom Jesus, a festa foi iniciada com alvorada festiva. A cada duas horas foi celebrada uma missa. A última foi celebrada após a solene procissão. No encerramento das festividades, a multidão presente foi presenteada com show pirotécnico ao lado da Basílica. Em seguida, Pe. Rodrigo Natal, propagador do terço da misericórdia, apresentou show musical. Pessoas de todas as idades e classes sociais participaram dessa festividade confraternizando-se num espetáculo de luzes, cores, fé e música na cidade.

Novidade nesse ano, o Santuário preparou um espaço dedicado para a família junto à Basílica. O “Espaço Familia” contou com tendas de alimentação e palco para apresentações artísticas e musicais. Mais de 120 voluntários da paróquia se mobilizaram para acolher turistas e fiéis durante os 16 dias da Festa. As dificuldades cotidianas foram momentaneamente esquecidas e substituídas pelo universo criado por tantas mãos dedicadas e talentosas que, no anonimato, construíram beleza cultural, recuperando tradições registradas na memória e que fazem parte da identidade do povo de Tremembé.

Da Basílica de Tremembé

FONTE: O Lábaro – setembro 2014