Festa do Bom Jesus de Tremembé reúne os jovens para a Jornada Diocesana da Juventude

A celebração da Festa da Transfiguração do Senhor, dia 06 de agosto, foi muito especial este ano de 2023 na Paróquia do Senhor Bom Jesus em Tremembé que celebrou os 350 anos da construção da primeira capela dedicada ao Bom Jesus e neste dia reuniu os jovens para a Jornada Diocesana da Juventude em sintonia com a JMJ ocorrida em Lisboa-Portugal.

O encontro da Juventude começou às 14h com uma concentração na conhecida praça da Estação em Tremembé, com muita animação os jovens cantaram e dançaram em Louvor a Deus e ouviram as palavras do Padre Junior Rangel, assessor diocesano da Juventude que agradeceu a presença de todos e motivou a todos a dar testemunho de amor a Jesus Cristo.

“Esta tarde foi pensada para vocês para a nossa festa diocesana, tragam no coração as paróquias de vocês, os jovens que não puderam vir, que esse momento irradie o coração de Tremembé, faça o povo dessa cidade ver que ainda há jovens que amam o nosso Senhor e sabe festejá-lo” disse padre Junior.

Os jovens partiram em caminhada em direção ao Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus levando a réplica da Cruz da JMJ, no trajeto rezaram e cantaram ao nosso Senhor. Já na praça do Santuário, acolhidos pelo Padre Rodrigo Natal ouviram uma mensagem sobre o tema da JMJ, “Maria levantou-se a partiu apressadamente” (Lc 1, 39)e rezaram o Terço da Misericórdia.

Na acolhida aos jovens o bispo Diocesano, Dom Wilson Angotti, também se fez presente e destacou que os jovens foram especialmente convidados para a Festa da Transfiguração do Senhor e para ser testemunhas da experiência com Jesus.

“Vocês foram especialmente convidados para esse momento celebrativo, festivo em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude que terminou com a participação com mais de um milhão de jovens de 150 países e nós aqui reunidos com vocês como convidados especiais. Convidados, como Pedro, Tiago e João foram convidados por Jesus a estar naquele monte em que Jesus se transfigurou. E que hoje seja também para vocês um convite para estar com Jesus, para encontrar-se com Ele, que seja uma experiência marcante, mais do que festa, um encontro com o Senhor, porque senão a festa não tem sentido, e assim depois do encontro com o Senhor, sobretudo na Palavra, na Eucaristia, nós vamos poder dizer também, como Pedro na leitura de hoje, nós anunciamos para vocês Jesus, não fruto de  fábulas ou de história que ouvimos, anunciamos aquilo que nós testemunhamos”, explanou o bispo.

Em seguida os jovens e todo o povo participaram da procissão com a Imagem do Bom Jesus e da missa solene presidida por Dom Wilson.

Durante a homilia Dom Wilson falou sobre viver na esperança da transfiguração.

“O Bom Jesus é celebrado hoje para lembrarmos que chega à Glória da Ressurreição aquele que passa pela paixão, quem passa fielmente, e não quem perde a fé, quem busca qualquer coisa. Quem permanece fiel chegará à glória da Ressurreição, será transfigurado por Jesus, participará da glória de Deus aquele que foi fiel no momento do sofrimento, da paixão e da morte. O Pai, como ressuscitou o filho Jesus, vai ressuscitar também todo aquele que é fiel a Ele, que se mantem unido a Jesus. Celebrar o Bom Jesus, olhando as marcas da sua paixão é reconhecer também que nós celebramos, não alguém que é condenado de morte, mas alguém que é vitorioso, alguém que ressuscitou, que triunfou sobre a morte e é essa a nossa esperança”, apontou Dom Wilson.

Os padres José Vicente, Alan Rudz, Patrick Carvalho, Rafael Tiago, Marcelo Henrique, Gustavo Sampaio, Junior Rangel concelebraram a Santa Missa, esteve presente também o diácono Eliseu José dos Santos.

A Festa do Senhor Bom Jesus em Tremembé também marcou a trajetória vocacional e três seminaristas. Adriano Vieira Pereira, Renan Claudino dos Santos Matheus e Welinton Giovane Santos, receberam as ordens sacras durante a missa solene, esse momento faz parte do processo de formação dos futuros padres que se comprometem diante do povo a se prepararem para receber o ministério de diácono e de presbítero. Esse ato marca de maneira significativa o chamado dos seminaristas sendo mais um passo na caminhada vocacional rumo ao sacerdócio.

Ao final da Santa Missa, Dom Wilson agradeceu a todos pela participação, pediu que todos rezassem pelas vocações sacerdotais e rezou a oração de São Paulo VI.

×