Dia do Padre: Dom Wilson publica Decreto sobre a instituição de dias especiais de oração pelas vocações sacerdotais

No Dia do Padre deste ano, 04 de agosto de 2023, o bispo diocesano de Taubaté, Dom Wilson, publicou um decreto sobre a instituição de dias especiais de oração pelas vocações sacerdotais.

Dom Wilson fez a leitura do decreto ao final da celebração comemorativa do Dia do Padre na Paróquia São Bento em São Bento do Sapucaí junto ao clero que se fez presente para a celebração e comemoração da data.

O Decreto define o dia 04 de cada mês, lembrando São Francisco das Chagas, padroeiro da Diocese de Taubaté, e também o primeiro domingo de cada mês e o sábado que o antecede, como dias especiais de oração, em nossa diocese, pedindo a Deus mais vocações sacerdotais.

Veja o decreto na íntegra aqui.

Para os dias de oração pelas vocações sacerdotais ficou estabelecida a oração vocacional de São Paulo VI. (Veja ao final desta página)

A comemoração do Dia do Padre na Diocese de Taubaté reuniu o clero em São Bento do Sapucaí para a Santa Missa e um almoço comemorativo.

Durante a Santa Missa, Dom Wilson abordou, em sua homilia, o exemplo de dedicação na vivência do ministério sacerdotal de São João Maria Vianney.

“Hoje nós celebramos, recordamos, São João Maria Vianney, conhecido como Cura D’Ars, da França, do século dezoito, interessante que um homem do século dezoito, sem televisão, sem internet, sem redes sociais, sem rádio se tonou conhecido por sua solicitude pastoral, pela sua dedicação, pelo seu zelo em viver o ministério que lhe fora confiado. Se tornou conhecido, de modo que as pessoas acorriam a Ars para ouvir a sua pregação, para participar da missa, para confessar-se com ele, um exemplo de sacerdote, e nós vemos esse homem atraindo multidões já no seu tempo e conhecido pelo mundo inteiro como patrono dos padres por essa sua dedicação em viver o ministério. Não Se projetava, não queria e nem existia os holofotes para torná-lo conhecido ele se distinguia pela sua santidade, se distinguia como servidor do Senhor, como sacerdote de Jesus Cristo, da reconciliação, da Eucaristia, sacerdote da Palavra anunciada que converteu as cidades onde ele atuou como padre levando as pessoas para Deus, por que ele mesmo tinha essa proximidade com Deus”, destacou o bispo.

Na celebração do Dia do Padre também foi anunciado pelo bispo novas provisões, a saber:

O Padre José Batista da Rosa será, provisoriamente, administrador paroquial da paróquia São Benedito em Campos do Jordão, assume a função em 08 de agosto de 2023.

O Padre Marcelo Silvio Emídio será vigário paroquial, por um período aproximado de um ano, da Paróquia São Benedito em Campos do Jordão, assume a função em 08 de agosto de 2023.

O padre Roque Rodrigues de Souza terá nova missão, atuará conjuntamente nas paróquias São Benedito e São Vicente de Paulo, ambas em Pindamonhangaba, o padre será apresentado à comunidade no domingo, 13 de agosto de 2023.

O Padre Valtenes Santana Nunes será vigário paroquial da paróquia São Luís de Tolosa em São Luiz do Paraitinga, assume a função em 05 de agosto de 2023.