Exploradores do Brasil

A Diocese de Taubaté apoiou o início do movimento educacional de Escoteirismo Católico junto aos Exploradores do Brasil, que é uma realidade escoteira que está em vias de filiação à UIGSE-FSE (Union Internationale des Guides et Scouts dEurope – Fédération du Scoutisme Européen).

O movimento nasceu em 1956 na França com a recuperação da obra do jesuíta, Servo de Deus, Pe. Jacques Sévin, que observado a expansão do escotismo inaugurado por Banden Powell na Inglaterra, intuiu que seria possível com certas modificações, utilizar desta ferramenta para evangelizar, catequizar e dispor disto, para um autêntico caminho de santidade para crianças, adolescentes, jovens e adultos.

No dia 20 de fevereiro, na praça da Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé, foi inaugurada a primeira rota-escola do movimento no Brasil. A rota-escola é uma experiência de caminhada dos adultos, na qual visa capacitá-los para estarem prontos a coordenarem unidades de equipe-piloto (Jovens entre 17-23 anos)

A rota-escola teve como missão chegar ao santuário Nacional de Aparecida, foram três dias de intensas experiências e espiritualidade. O Lar São Judas, da Congregação dos Irmãos dos Pobres de São Francisco de Pindamonhangaba, e a Chácara São José de Roseira, abriram os portões para que todos pudessem pernoitar e levantar assim o acampamento.

A rota-escola contou com 9 adultos e a presença do Pe. Cipriano Alexandre de Oliveira, responsável pelo setor juvenil da Diocese de Taubaté, que esteve durante todo o trajeto sendo a presença da Igreja.

Dia 22 de fevereiro às 11 horas no Santuário Nacional, um novo membro foi aceito para proferir sua promessa, marco na vida do explorador, onde se compromete solenemente com os princípios do explorador e recebe a benção sacerdotal. Após a missa do meio dia deu-se o término da rota-escola com o grito tradicional do movimento: “ad Mariam, Brasil”.

O escoteirismo católico da UIGSE-FSE é divido em três ramos. Amarelo-fé (crianças entre 7-12 anos); Verde-esperança (adolescentes entre 12-17 anos); e Vermelho-caridade (a partir dos 17 anos).

Os que se interessarem em conhecer e fazer parte do movimento dos Exploradores do Brasil podem escrever para scriptorivm@hotmail.com

Site oficial (em inglês): http://uigse-fse.org/

Comente