Eleito novo Conselho de Presbíteros da Diocese de Taubaté

O clero da diocese de Taubaté esteve reunido no seminário diocesano Santo Antônio no último dia 17 de agosto, quarta-feira, para a realização de reunião geral em que se concretizou também a votação para a composição dos membros do conselho dos presbíteros e do representante dos padres.
O primeiro momento de votação destinou-se à eleição do representante dos presbíteros, tendo sido eleito, Pe. Kleber Rodrigues da Silva, pároco e reitor da paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Pindamonhangaba.
Logo após, foram eleitos outros 8 presbíteros para compor o conselho. Tendo sido eleitos por ordem de votação:
1) Pe. Cipriano Alexandre de Oliveira;
2) Pe. Leandro dos Santos;
3) Pe. Fábio dos Santos Modesto;
4) Pe. Leandro Alves de Souza;
5) Pe. Luís Lobato dos Santos;
6) Pe. Moacir Pedrini, scj;
7) Côn. Paulo César Nunes de Oliveira;
8) Pe. Celso Luiz Longo;
Além dos padres eleitos pelo clero para serem representantes, outros sacerdotes irão compor o conselho dado os ofícios que exercem na diocese. São eles:
9) Côn. Elair Fonseca Ferreira, Vigário Geral;
10) Pe. Luis Gustavo Sampaio Moreira, Reitor da etapa teológica do Seminário Diocesano Santo Antonio;
11) Côn. José Luciano Matos Santana, Coordenador Diocesano de Pastoral;
12) Pe. Kleber Rodrigues, eleito Representante dos Presbíteros da diocese
Conforme esclarece o estatuto do Conselho Presbiteral, trata-se de uma instituição obrigatória nas Igrejas Particulares (dioceses) que expressa a comunhão hierárquica da Igreja entre o bispo e os sacerdotes, e tem como objetivo que seus integrantes colaborem com seus pareceres o governo da diocese pelo bispo diocesano. As contribuições têm caráter consultivo.
Pelo estatuto do conselho de presbíteros, além dos doze padres já definidos para compô-lo, cabe ao bispo diocesano escolher mais 3 padres para completar o número de integrantes determinados. Após finalizada a composição de todos os membros do conselho de presbíteros, o bispo diocesano Dom Wilson, determina entre os membros desse conselho, representantes para o colégio de consultores, outra instância colegial de suporte ao governo do bispo diocesano.
O três padres nomeados para compor com o membros eleitos e membros “ex officio” o Conselho de Presbíteros são: Padre Marcelo Henrique de Souza, reitor do Seminário Santo Antônio,padre Roger Matheus dos Santos, Pároco da paróquia São Francisco das Chagas e o padre Silvio José Dias, Pároco da paróquia Nossa Senhora do Rosário.
De acordo com o decreto de constituição o Conselho Presbiteral da Diocese de Taubaté tem mandato até 15 de agosto de 2027.

Confira o decreto de Constituição do Conselho Presbiteral da Diocese de Taubaté: