Dom Wilson participa da 58ª Assembleia Geral da CNBB on-line

Começou hoje, 12 de abril, a 58ª Assembleia Geral ordinária dos Bispos do Brasil (AG CNBB) que pela primeira vez acontece de forma virtual, o bispo diocesano Dom Wilson Angotti acompanha as sessões on-line que acontecem no período da manhã e tarde até o dia 16 de abril.

Em função da pandemia da Covid-19, pela primeira vez na história da Conferência uma assembleia é realizada em formato totalmente remoto.

A Diocese de Taubaté está representada por Dom Wilson na Assembleia.

Participam do evento cardeais, arcebispos, bispos diocesanos e auxiliares, coadjutores, além dos bispos eméritos e representantes de organismos e pastorais da Igreja que são convidados. A Igreja Católica no Brasil possui 278 circunscrições eclesiásticas, um total de 475 bispos hoje, dos quais 309 exercendo alguma missão e função de governo mais 166 bispos eméritos (aposentados).

O tema central da Assembleia diz respeito ao Pilar da Palavra proposto pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023). Mesmo sem a possibilidade de votação de um documento, será debatido o tema “Casas da Palavra – Animação bíblica da vida e da pastoral nas comunidades eclesiais missionárias”.

O que é a Assembleia Geral da CNBB?

A versão atual do texto regimental da Conferência (Documento 70 da CNBB) descreve a Assembleia Geral como “órgão supremo da CNBB, expressão e realização maiores do afeto colegial, da comunhão e corresponsabilidade dos Pastores da Igreja no Brasil”, com a finalidade de realizar os “objetivos da CNBB, para o bem do povo de Deus” (art. 27) e para fazer “crescer a comunhão e a participação” (art. 28), “a Assembleia Geral tratará de assuntos pastorais de ordem espiritual e de ordem temporal e os problemas emergentes da vida das pessoas e da sociedade, sempre na perspectiva da evangelização” (art. 29).

*Com informações da CNBB