Dom Carmo instala paróquia na Vila Aparecida

A Vila Aparecida é um bairro tradicional de Taubaté que cresceu muito nos últimos anos. Lá existia uma pequena Capela desde 1934. Em 1976, com o crescimento da comunidade, foi construído um salão, que funcionou como a igreja provisória, e um centro comunitário, além de uma obra social. Com o aumento da população naquela região, incluindo os bairros mais próximos, viu-se a necessidade de dividir a Paróquia Santíssima Trindade, que abrangia a Vila Aparecida, além de outras comunidades e atendia um grande número de fiéis. Só uma paróquia na região já não atendia as necessidades dos fiéis.

Por esse motivo, Dom Carmo João Rhoden, scj, Bispo Diocesano de Taubaté, consultado o Conselho de Presbítero, achou por bem criar a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida. Sua sede foi instalada naquele lugar onde há tanto tempo os católicos eram atendidos pelos dehonianos, os padres do Conventinho. No local foi erguida uma nova igreja, em 2004. Maior e mais espaçoso, o novo templo pode acomodar com mais conforto cerca de 700 pessoas. A obra foi um empreendimento promovido pelo Côn. Paulo Cesar de Oliveira, então, à frente da Paróquia Santíssima Trindade. O objetivo era dinamizar e atender melhor os fiéis da comunidade.

Finalmente, no dia 10 de maio, às 18 horas, a Capela Nossa Senhora Aparecida foi elevada à categoria de Paróquia. Além da comunidade mãe, na Vila Aparecida, a nova paróquia tem duas outra filiais: Comunidade Nossa Senhora de Lourdes e Comunidade Santa Rita de Cássia.

A Celebração Eucarística que marcou o nascimento da nova paróquia foi presidida pelo nosso Bispo Diocesano. Durante a cerimônia tomou posse o primeiro pároco, Cônego Paulo César de Oliveira que, um mês antes, havia deixado sua antiga paróquia. Falando de sua emoção em tornar-se o primeiro pároco da nova paróquia, Cônego Paulo invocou as bênçãos de Deus para cada um que colaborou, direta ou indiretamente, com a criação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Estavam presentes na cerimônia vários padres da Diocese, seminaristas, autoridades e o povo, que lotou a nova Igreja Matriz.

A Matriz da Nova Paróquia está localizada à Av. Dr. César Costa, 800, Vila Aparecida, Taubaté – SP. Os horários de missa na nova matriz, aos finais de semana são: aos sábados, 19h30min; aos domingos, às 8 horas, 10 horas e 19 horas. A Secretaria Paroquial, que funciona no mesmo endereço, está aberta toda segunda e terça feira, das 8 horas às 12 e das 13h30min às 18 horas. Toda quarta e quinta-feira, ela abre somente à tarde, das 13h30min às 18 horas. Nas sextas, das 13 às 17 horas.

FONTE: O Lábaro

Comente