Dia do trabalho para empregados e desempregados

Quantas conquistas da classe trabalhadora, mas quantos desafios ainda existem, sobretudo, com o grande número de desempregados no Brasil.

Sem dúvidas, este é um mal que fragiliza a vida desses nossos irmãos.

Estimativas indicam que “um em cada cinco novos desempregados no mundo, em 2016 e 2017, virá do Brasil”.

Essa estimativa assustadora foi apresentada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), revelando que cerca de 700 mil brasileiros vão se somar ao contingente de desempregados até o próximo ano, chegando a um total de 3,4 milhões de pessoas no planeta.

Quanto mais gente desempregada, mais difícil fica a organização de greve e, sobretudo, a defesa dos direitos próprios da classe trabalhadora.

Diante da atual crise econômica e política que estamos vivendo torna-se mais que necessário reafirmar, em nossa vida, as palavras do Papa Francisco em sua encíclica Laudato Si’ (“Louvado Sejas”): “o trabalho humano é uma chave, provavelmente a chave essencial, de toda a questão social”.

Mesmo sabendo de toda realidade negativa que atualmente está passando a nossa nação, não deixemos que roubem de nós a esperança, pois com nossa responsável participação, podemos colaborar por um Brasil melhor.

Nos solidarizamos com os incontáveis brasileiros desempregados, como cidadãos-cristãos, por meio de nossa vida e oração.

Que São José Operário, rogue a Deus pelos trabalhadores de nosso Brasil, mas também pelos que hoje se encontram desempregados.

COPS
Colegiado de Organismos e Pastorais Sociais
Diocese de Taubaté

×