Decanatos elegem Novos Decanos

Da Redação

Durante o mês de agosto e setembro foram eleitos novos decanos para os decanatos da Diocese de Taubaté. Por decanato se entende cada um das regiões em que uma diocese se divide territorialmente. Cada decanato reúne certo número de paróquias. Essas regiões formam unidades pastorais lideradas por um padre moderador, o decano. O termo “decanato” é tirado do Código de Direito Canônico e poderia ser chamado também, de vicariato ou forania. Visando o melhor atendimento das necessidades espirituais, pastorais, administrativas e jurídicas, a Diocese de Taubaté está dividida em sete decanatos. Sua função é promover a comunhão fraterna entre os padres do decanato; promover uma ação pastoral que atenda às necessidades da respectiva área, identificando seus desafios e peculiaridades; pôr em execução o Plano de Pastoral da Diocese num trabalho de conjunto; elaborar um calendário pastoral de atividades em comum entre as paróquias do mesmo decanato.

Os decanatos da Diocese de Taubaté e seus novos decanos são os seguintes:

Taubaté I: Padre Luis Lobato dos Santos, Pároco da Paróquia de São José Operário. Padre diocesano, foi ordenado sacerdote no dia 7 de janeiro de 2000.

Taubaté II: Padre Arcemírio Leôncio Carvalho, msj, Pároco da Paróquia Sagrada Família. Membro do Instituto Missionário São José, foi ordenado sacerdote no dia 8 de janeiro de 1983.

Taubaté III: Padre Antônio Marcondes Barbosa, scj, Pároco da Paróquia Espírito Santo. Padre da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, Dehonianos, foi ordenado sacerdote no dia 19 de dezembro de 1981.

Pindamonhangaba: Padre Vitor Hugo Porto, Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças. Padre Diocesano, foi ordenado no dia 19 de agosto de 2000.

Caçapava: Padre Décio Luiz da Silva Santos, Pároco da Paróquia Santo Antonio de Pádua. Membro do Clero Diocesano de Taubaté, foi ordenado no dia 7 de dezembro de 2001

Serra da Mantiqueira: Padre José Batista da Rosa, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde de Campos do Jordão. Foi ordenado sacerdote para a Diocese de Taubaté no dia 29 de novembro de 1997.

Serra do Mar: Cônego Amâncio Calderaro Júnior, Pároco da Paróquia Santa Cruz de Redenção da Serra. Padre Diocesano, foi ordenado sacerdote no dia 26 de janeiro de 1991.

FONTE: O Lábaro – outubro 2014

Comente