Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Conventinho – Taubaté

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus foi criada em 08/12/1969, faz parte da Diocese de Taubaté e desde seu início está sob os cuidados dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos).

Atualmente (2017) é composta por seis comunidades, entre elas a Igreja Matriz. Possui várias pastorais, movimentos e associações.

Os objetivos de cada órgão da paróquia podem ser conhecidos neste site.

Desde o início de 2016 P. Felipe Dalcegio é o pároco, auxiliado pelos padres Antônio Villas Boas (vigário paroquial), Emerson Ruiz e Vagner. Além dos padres, um diácono, quatro fratres e quatro seminaristas acompanham o trabalho pastoral.

Há dois conselhos muito importantes que auxiliam no apostolado paroquial:

Conselho de Pastoral Paroquial

O Conselho de Pastoral Paroquial (CPP) é composto por aproximadamente 30 membros. É formado pelo pároco, vigário paroquial, coordenadores de comunidades e de pastorais, além dos coordenadores de movimentos. Ordinariamente, o CPP se reúne na quarta quinta-feira de cada mês.

A direção do CPP, além do pároco, é composta pelo coordenador, vice-coordenador, secretário e vice-secretário.

Conselho de Assuntos Econômicos da Paróquia

O Conselho de Assuntos Econômicos da Paróquia (CAEP) é composto pelo pároco e seis conselheiros: coordenador; vice-coordenador; tesoureira; vice-tesoureiro; secretária; vice-secretário. O CAEP reúne-se ordinariamente na primeira semana de cada mês.

Temos também as pastorais: Batismo, Catequese, Liturgia, Coroinhas, Social, Saúde, Juventude, Comunicação, Criança, Adolescentes, Acolhida, Família, Dízimo, Ministros Extraordinários da Comunhão, Infância Missionária e Terceira Idade, além dos movimentos: Amor Exigente, Terço dos Homens, Leigos Dehonianos, Mãe Rainha, Missão Dehoniana Juvenil (MDJ), Renovação Carismática Católica (RCC), Grupo de Teatro Atores da Fé, Oficinas de Oração e Vida e Servos da Providência.

NOSSA HISTÓRIA

A história da Paróquia Sagrado Coração de Jesus está intima e diretamente ligada à própria história da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus no Brasil e, especialmente, em Taubaté. Por outro lado, a história da paróquia, das suas origens até o presente (2017), pode ser organizada a partir dos nove párocos que estiveram à frente dos trabalhos pastorais e administrativos.

1. A chegada dos Padres Dehonianos e a origem do Conventinho

Os primeiros dehonianos chegaram a Taubaté no ano de 1919, para assumir a direção do Seminário Diocesano anto Antônio, onde foram professores de teologia e formadores durante quatro anos, de 1920 a 1924.

Em fins de 1922 e início de 1923, os padres compraram uma chácara no bairro do Areão (hoje Vila São Geraldo) para a construção do Convento SCJ, onde passou a residir a comunidade religiosa.

Uma vez que os primeiros dehonianos eram alemães, a chácara ficou conhecida como “Chácara dos padres alemães”. Um dos padres, muito popular em toda a cidade, Padre Fischer – um alemão de 2 metros de altura – era tido como “proprietário” da chácara. Assim, de “Chácara dos Padres Alemães”, passou a ser conhecida como “Chácara do Padre Fischer”. A um quilômetro de distância está o Convento Santa Clara (Frades Capuchinhos), que era bastante grande em comparação ao convento SCJ. Na boca do povo, o primeiro passou a ser chamado de “Conventão” e o segundo de “Conventinho”, nome carinhoso que perdura até hoje.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Av. Francisco Barreto Leme, 730
CEP 12062-000 – Vila São Geraldo
Caixa Postal 47 – Taubaté/SP

Telefone: (12) 3621-4440 / (12) 3624-8973 / WhatsApp (12) 99103-7441

E-mail: scjtaubate@gmail.com

facebook.com/paroquiascjtaubate

Atendimento da Secretaria

Segunda a sexta-feira: 8h – 18h

Sábado: 8h – 12h

Confissões:

Atendimento dos padres: (Confissões e aconselhamentos)

De terça a quinta-feira: 9h – 11h e 14h – 17h
Sexta-feira: 14h – 17h
Aos sábados: 9h – 11h

Preparação para o Batismo:

No 1º sábado do mês das 17h30 às 21h – na Matriz.
No 3º domingo do mês das 8h às 11h30 – na Matriz.

Inscrições antecipadas e pessoalmente na Secretaria Paroquial de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30

Documentos:
Certidão de nascimento da criança;
Certidão de Crisma e de Casamento no religioso dos pais e padrinhos.

Batismo:

No 2º e 4º domingo do mês às 11h, na Matriz

Marcação do batismo, com antecedência pessoalmente na Secretaria Paroquial de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30

Documentos:
Certidão de nascimento da criança;
Certidão de Crisma e de Casamento no religioso dos pais e padrinhos;
Comprovante do Encontro de Preparação para o Batismo dos pais e padrinhos;
Pais que residem em outra Paróquia, trazer transferência da Paróquia a qual pertencem;
Taxa: R$ 20,00.
Transferência para outra paróquia com taxa de R$ 10,00.

Nas comunidades: a combinar.

Casamentos:

Aos sábados às 18h30 e 19h30

Outros horários/dias: a combinar.

Informações, marcação de data, pessoalmente na Secretaria.
Reservas: taxa de R$ 50,00.

Encontro de Noivos:

Datas dos encontros, consultar a Secretaria Paroquial.
Horário: das 7h30 às 19h.
Taxa: R$ 50,00 por casal.
Padre Felipe Dalcegio, scj (Pároco)

MISSAS
Matriz Sagrado Coração de Jesus

Sábado: 17h
Domingo: 7h, 09h30, 17h30 e 19h30

Durante a semana na Matriz

De terça a sexta-feira: 7h
Segunda, quinta e sexta-feira: 19h30
Nas primeiras sextas-feiras de cada mês: Missa Votiva ao Sagrado Coração de Jesus, às 19h30.
Todo dia 15 de cada mês: missa pela beatificação de Dom José Antonio Couto, 4º bispo da Diocese de Taubaté.
Adoração Eucarística: Toda quinta-feira, das 7h30 às 19h.

Comunidades
Nossa Senhora de Fátima (Sabará)

Domingo: 10h e 19h30
Todo dia 13 de cada mês: missa em honra a Nossa Senhora de Fátima, às 19h30.

Nossa Senhora das Graças (Flor do Vale)

Domingo: 10h e 19h
Quinta-feira: 19h

São Judas Tadeu (Jair Freire)