Confira como foi a Visita Ad Limina Apostolorum

Bispos das províncias eclesiásticas de Aparecida, São Paulo e Sorocaba se encontram com o Papa Francisco

Do dia 19 a 23 de setembro parte do episcopado do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), participou da Visita Ad Limina 2022.

Os bispos das sub-regiões Aparecida, São Paulo e Sorocaba   tiveram uma agenda cheia de compromissos em Roma expressando a unidade, a fidelidade, a submissão e a comunhão de cada Bispo com o sucessor de Pedro.

Foto: Pe.Michel Santos CNBB Sul 1

Chegada dos Bispos:
Na manhã de domingo, dia 18 de setembro, os bispos paulistas que já estavam em Roma rezaram juntos a Santa Missa na Capela Domus Romana. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano de São José dos Campos, dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB.

Primeiro dia da visita:
Na segunda-feira, dia 19 de setembro, teve início, oficialmente, a Visita Ad Limina Apostolorum do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Logo pela manhã, parte do episcopado paulista se reuniu na Basílica de São Pedro para Santa Missa que aconteceu na cripta onde o Apóstolo está sepultado. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Aparecida, dom Orlando Brandes.

Foto: Pe. Michel dos Santos _ CNBB Sul 1

A agenda incluiu ainda visitas ao Dicastério para Leigos, Família e Vida, tendo o bispo diocesano de Osasco, Dom João Bosco Barbosa de Sousa, OFM, como relator, e também um encontro no Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, com a relatoria de Dom Carlos Silva, OFMCap, bispo auxiliar de São Paulo.

Segundo dia da visita:
O dia 20 de setembro teve início com celebração na Basílica São João de Latrão. Na Catedral do Papa, o cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, presidiu a celebração.

“Renovamos a nossa profissão de fé e também a unidade com o Papa no serviço à Igreja e ao Evangelho”, destacou Dom Odilo ao explicar à equipe ampliada de comunicação do Regional Sul 1 que a Cátedra do Papa representa o ensino da verdadeira fé. Como São Pedro recebeu de Jesus o encargo de confirmar seus irmãos na comunhão, “nós bispos, em nossas dioceses, temos a missão de ensinar a fé e, aqui, manifestamos a colegialidade e a corresponsabilidade”, finalizou o cardeal Scherer.

Foto: Pe. Michel dos Santos_CNBB Sul 1

Após a celebração, o episcopado esteve no Dicastério para os Bispos, cujo relator foi Dom Odilo. Na visita ao Dicastério para a Doutrina da Fé, o relator foi Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano de Santo André e presidente da Comissão Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que leva o mesmo nome do departamento romano.

Neste dia segundo dia da visita, os bispos estiveram ainda no Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica com a relatoria do bispo auxiliar de São Paulo, Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, e no Dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramento que teve Dom Wilson Luis Angotti Filho, bispo diocesano de Taubaté como relator do encontro

Dom Wilson falou sobre partilha das experiências das dioceses e as orientações recebidas para a questão da liturgia

Foto: Pe. Michel dos Santos_CNBB Sul 1

“Partilhamos um pouco as nossas experiências, as nossas dificuldades, os desafios que nós temos na liturgia e foi muito frisado a questão da formação. É necessário que nos dediquemos sempre mais à formação, uma formação que seja de acordo com o Concílio Vaticano II, valorizando a liturgia que nós temos hoje como Igreja, com toda a criatividade que nos é peculiar, mas também com toda a fidelidade que devemos ter para com a Igreja”, disse.

O itinerário deste dia incluiu ainda a oração das Vésperas no Pontifício Colégio Pio Brasileiro (PCPB), espaço destinado à formação de presbíteros do Brasil que estudam em Roma, uma reunião com a diretoria da comunidade presbiteral.

Terceiro dia da visita:
No dia 21 de setembro, os Bispos refletiram sobre clero, educação católica, evangelização e comunicação.

Com visitas em quatro dicastérios, episcopado partilhou a ação evangelizadora por parte dos padres, no ensino religioso e no campo da comunicação. A inserção da Jornada Mundial dos Pobres também foi tema de reflexão.

A visita ao Dicastério para o Clero, contou a relatoria do bispo diocesano de Santo Amaro, dom José Negri, sobre a experiência ministerial dos padres nas 19 dioceses que integram o grupo na Visita Ad Limina 2022.

No encontro dos bispos com o Dicastério para a Educação Católica, dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar de São Paulo, foi o relator.

No Dicastério para a Evangelização, o bispo diocesano de Guarulhos e vice-presidente do Regional, dom Edmilson Amador Caetano, relator do encontro, falou sobre a experiência no campo da evangelização e da enculturação nas dioceses, e acentuou a importância do Santuário Nacional de Aparecida no processo evangelizador. A inserção na Jornada Mundial dos Pobres também foi enfatizada na apresentação.

A última agenda do dia ocorreu com os membros do Dicastério para a Comunicação. Com a motivação de dom Tarcísio Scaramussa, SDB, bispo diocesano de Santos, o episcopado paulista refletiu com os integrantes do departamento romano a relevância da comunicação para a evangelização.

Foto: Pe.Michel dos Santos_CNBB Sul 1

Quarto dia da Visita:
No primeiro compromisso do dia, o arcebispo metropolitano de Sorocaba, dom Júlio Endi Akamine, SAC, presidiu a Missa, na manhã do dia 22 de setembro, na Basílica Santa Maria Maior

Dom Júlio, foi o relator da visita à Secretaria de Estado do Vaticano na parte da tarde, o encontro, que tratou das relações da Igreja com as autoridades estatais, contou com a presença de dom Paul Richard, secretário para as Relações com os Estados da Santa Sé.

Foto: Pe. Michel dos Santos_CNBB Sul 1

O encontro com o Papa
Na sexta-feira, dia 23 de setembro, os 25 bispos e um padre administrador diocesano das regiões de Aparecida, São Paulo e Sorocaba tiveram um encontro com o Papa Francisco.

Dom Wilson falou sobre o encontro e as motivações do Santo Padre aos bispos.

“Dentre as tantas coisas que o Papa nos falou, num encontro muito fraterno, muito informal e alegre, ele nos pedia que, apoiados no Concílio Vaticano II, nós e nossas igrejas olhemos para a frente e jamais ficar olhando para trás com conservadorismo, com tradicionalismo, pois quem fica olhando para trás adoece”, contou.

Dom Wilson disse ainda que o Papa pediu aos bispos mais proximidade com Deus, entre os bispos, com o clero e com o povo.

“Como bispos, o Papa nos pede que cultivemos a proximidade com Deus, com todos os bispos, com o clero e com o povo”, pontuou.

No encontro com o Francisco, o papa ainda falou aos bispos sobre retomar o Documento de Aparecida, sobre serem discípulos e missionários, a atenção à formação dos padres, entre outros.

Ao final o Papa deu a bênção aos bispos e declarou que segue em oração por todos e pediu que rezasse por ele também.

O encontro com o Papa encerrou o itinerário que contou com agenda em 10 dicastérios da Cúria Romana durante  toda a visita.

Após a visita ao Papa Francisco, os bispos estiveram ainda em um recepção com o embaixador do Brasil junto à Santa Sé e celebraram na Basílica de São Paulo fora dos Muros.

×