CNLB promoveu encontro de formação em Taubaté

Aconteceu no dia 11 de abril-2015, no Centro de Diocesano Pastoral, o Encontro de leigos e leigas da Sub-Região de Aparecida para refletir sobre o tema do VI Encontro Nacional do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – “Agir a partir dos sinais dos tempos na força do Espírito Santo”. Contamos com a presença de representantes leigos e leigas das Dioceses de São José dos Campos, Lorena e Taubaté.

O encontro seguiu o método consagrado pela Teologia Latinoamericana – VER-JULGAR-AGIR. Pe. José Adalberto Vanzella – doutor em Teologia pela PUC-Rio – assessor diocesano de pastoral, abordou o subtema “Vivemos um momento de crise?”, proposto pelo subsídio do VI Encontro, pelo Documento de Aparecida e complementado pelas recentes pesquisas do próprio assessor. No início de sua fala, Pe. Vanzella fez um alerta – “o conselho de leigos precisa preocupar-se mais com sua visibilidade”. Entrando especificamente no VER, propôs uma leitura do tema proposto sem reprodução literal dos textos. Sugeriu uma revisão na redação do texto onde fala da origem do Estado. O texto do VI Encontro está disponível para download no sítio www.cnlb.org.br.

Durante a apresentação da realidade, recebemos a visita do nosso Bispo Diocesano – Dom Carmo João Rhoden, SCJ que saudou a todos com alegria. Fez um pequeno momento de oração e reflexão sobre o Capítulo 4 dos Atos dos Apóstolos destacando a vocação e missão dos cristãos leigos e leigas de agentes transformadores das realidades opostas ao projeto de Deus para a humanidade. Após esse momento, Dom Carmo anunciou que no dia 15 p.f. seria anunciado o futuro Bispo da Diocese de Taubaté que deverá tomar posse em junho deste ano. Agradeceu a todos pela atenção e carinho durante seu mandato e pediu orações por ele e pelo seu sucessor. Pediu que o acolham com a mesma alegria com a qual fora acolhido em 1996.

Na segunda parte do encontro, o JULGAR, Márcia Miné – Mestre em Teologia pela PUC-Rio apresentou o subtema “Precisamos ser uma Igreja em saída” (protagonismo laical), a partir da Exortação Apostólica Pós-sinodal Evangelii Gaudium, do Papa Francisco, e do subsídio do VI Encontro. Márcia destacou a importância de uma Eclesiologia que responda ao novo; uma Cristologia para os nossos dias e uma Teologia do Espírito entendida a partir de Jesus e concluiu com a Eclesiologia do Povo de Deus a partir da Constituição Dogmática Lumen Gentium – Concílio Vaticano II.

Na parte da tarde, contamos com a presença de Rinaldo Gachet, cientista social, professor de Histórias, membro do CNLB-Diocese de Limeira, sub-região de Campinas. Rinaldo representou a Comissão de Formação do CNLB-Regional Sul 1. No AGIR, desenvolveu o subtema – “A importância do CNLB Diocesano”. Apresentou a organização do CNLB em âmbito nacional, regional, diocesano e seus pilares: FORMAÇÃO; ESPIRITUALIDADE; INSERÇÃO NO MUNDO; ORGANIZAÇÃO-ARTICULAÇÃO. Cada CNLB, além da presidência, conta com comissões, tais como: comunicação; formação; liturgia; juventude; fé e política. O CNLB incentiva o exercício do protagonismo laical para que o leigo ocupe seu espaço, desempenhe seu papel e melhore o mundo ao seu redor – a fundamentação é bíblica traduzida em vários documentos como as conclusões das Conferências Episcopais Latinoamericanas, no Decreto sobre o apostolado dos leigos Apostolicam Actuositatem (Concílio Vaticano II), na Christifideles Laici, no Doc. 62 da CNBB “Missão e ministério dos cristãos leigos e le
igas” e no Estudo 107 da CNBB “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade”.

Na sequência, Rinaldo abordou o compromisso dos leigos com as quatro exigências da Evangelização no Serviço, Anúncio, Diálogo e Testemunho bem como com as cinco urgências – Igreja em estado permanente de missão, Igreja espaço da iniciação à vida cristã (Batismo, Crisma, Eucaristia), Igreja lugar de animação bíblica da vida e da pastoral, Igreja comunidade de comunidades, Igreja a serviço da vida plena.

Para melhor conhecimento do organismo do laicato, apresentou a carta de princípios do CNLB aprovada em 1991 – ano em que foi instituído o dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas, na Festa de Cristo Rei:

• Empenharmo-nos para que a Igreja viva a COMUNHÃO e a PARTICIPAÇÃO;
• Assumir uma ação profético-missionária na transformação da sociedade;
• Aprofundar e difundir uma Espiritualidade encarnada que se expressa especialmente na evangélica opção preferencial pelos oprimidos;
• Mobilizar processos de Formação;
• Valorizar as diferentes culturas e exigências do Reino de Deus;
• Incentivar o Laicato a participar das mais variadas formas associativas e espaços públicos, no compromisso da construção da sociedade justa, fraterna e solidária;
• Assumir uma atitude de abertura ecumênica e de diálogo inter-religioso;
• Valorizar o potencial evangelizador dos pobres e excluídos;
• Criar um espaço eclesial próprio para o diálogo entre os leigos, na pluralidade dos carismas;
• Estimular permanentemente os processos de Planejamento da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Devido ao pouco tempo, Rinaldo deixou, para reflexão posterior, o texto bíblico 1Cor 9, 14-27 e agradeceu a oportunidade de estar conosco nesse momento formativo, de convivência fraterna e de partilha da vida.

O encontro foi coordenado por Alexandre Baylão, teólogo, presidente do CNLB-Taubaté. A articulação ficou por conta dos CNLBs de São José dos Campos e Taubaté. Os trabalhos de secretaria ficaram a cargo da equipe de São José dos Campos coordenada por Albino Sampaio, médico – presidente do CNLB-SJCampos.

Os momentos litúrgicos foram coordenados pela Ana Regina Oliveira, pedagoga e teóloga – vice-presidente do CNLB-Taubaté. Os temas foram: “Sal da terra e luz do mudo” e, “Os discípulos de Emaús”.

Vale ressaltar que o apoio do Secretariado Diocesano de Pastoral da Diocese de Taubaté foi imprescindível para o sucesso do evento. Destacamos a presença e o apoio do Pe. Leandro Alves, coordenador de pastoral, da Cida Nápoles – secretária e a presença amiga e fraterna do Pe. Gabriel, assessor do Colegiado dos Organismos e Pastorais Sociais, nosso parceiro.

Vilma Aparecida de Moraes
Comissão de Comunicação do CNLB-Taubaté

Comente

×