No dia 19 de agosto às 9h, o clero da Diocese de Taubaté realizou mais uma reunião geral. E, pela primeira vez, totalmente online, em adequação à necessidade de distanciamento social durante a pandemia e em cautela para evitar a proliferação do novo coronavírus.
A reunião teve início com a oração presidida por Dom Wilson Angotti, nosso bispo Diocesano, e na sequência foi apresentado o tema geral da reunião: “O Processo Formativo Diocesano”, pelos reitores dos Seminários Diocesanos Pe. Marcelo Henrique de Souza e Pe. Luiz Gustavo Sampaio.
O Processo Formativo Diocesano corresponde a toda estrutura e planejamento de acompanhamento vocacional dos candidatos às ordens sacras. O mês de agosto dedicado às orações pelas vocações foi uma ocasião propícia para que o clero refletisse sobre a importância do planejamento e favorecimento do pleno desenvolvimento das vocações, na integridade de suas dimensões (pastoral, espiritual, humano-afetiva, comunitária) e para conscientizar que cada um, conforme sua especificidade é colaborador no processo formativo de novos padres para a Diocese.
Depois de explanada a temática central da reunião pelos reitores, houve uma fecunda partilha do clero, pontuando aspectos para aprimorar o despertar vocacional e o seu acompanhamento na Diocese.
Ao final, foram dados os avisos e orientações pastorais gerais. A reunião foi encerrada com a oração pelas vocações, pedindo a Nossa Senhora, Mãe das Vocações, que inspire sempre os jovens vocacionados a dizer seu “SIM” generoso a Deus, tal como ela fez.
Confira a oração pelas vocações e reze a Deus para que Ele favoreça a Igreja com corações generosos para o serviço:
Oração Vocacional
Senhor da Messe e Pastor do Rebanho,
faz ressoar em nossos ouvidos
teu forte e suave convite:
“Vem e segue-me”.
Derrama sobre nós o Teu Espírito,
que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho
e generosidade para seguir a Tua voz.
Senhor,
que a Messe não se perca por falta de operários.
Desperta nossas comunidades para a Missão.
Ensina nossa vida a ser serviço.
Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino,
na vida consagrada e religiosa!
Senhor, que o Rebanho não pereça por falta de Pastores.
Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres e diáconos.
Dá perseverança a nossos seminaristas.
Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja.
Senhor da Messe e Pastor do Rebanho,
chama-nos para o serviço de Teu povo.
Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho,
ajuda-nos a responder “SIM”.
Amém.