Diocese de Taubaté realiza 8º Encontrão Diocesano dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística

No dia 15 de agosto, foi realizado o 8º Encontrão Diocesano dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, com o tema: “Não vos canseis de fazer o bem” (Gl 6,9). Nesse ano, o encontro foi feito de forma virtual, através das redes sociais Facebook e Youtube, em adequação à necessidade de evitar aglomerações e respeitando o isolamento social.

Na reflexão realizada pelo Padre Celso Longo foi destacado o perigo espiritual da acídia (preguiça espiritual, cansaço frente às coisas de Deus), que pode se abater sobre os cristãos, como umas das consequências em âmbito espiritual do tempo em que vivemos do isolamento social, da autorreferência egocêntrica e da infidelidade na busca de Deus e cumprimento da Sua vontade.

Muitas pessoas entram no tédio espiritual nesse período de pandemia, por julgarem que não têm nada para fazer ou estarem privadas de suas atribuições eclesiais. Embora a vida cristã se manifeste em obras e o Reino de Deus cresça entre os homens através da missão, faz-se necessário compreender que a vocação é sempre resposta a um Deus que age primeiro e fundamentar a missão como dom, gratuidade e comunhão com Deus. Isso possibilita viver a vocação, não como um mero ativismo que pode gerar a acídia espiritual, mas de modo a cultivar a vida interior e renová-la sempre.

Percebendo, pois, que é Deus que ama primeiro, vivendo a fecundidade dessa verdade, o homem pode perguntar-se: “O que Deus pode fazer ao outro por meio de mim?” E aí, encontra-se o sentido de ser “ministro”, instrumento do amor de Deus. Então, nesse tempo de pandemia, onde os doentes não podem ser visitados presencialmente, os ministros são chamados a levarem o Cristo com suas vidas, mantendo o contato com eles pelos recursos de comunicação possíveis, semeando a esperança e a fé.

Após a reflexão, foi vivenciado um momento de adoração eucarística, pedindo forças a Deus nas dificuldades, descansando em Sua presença e agradecendo pela vocação de ser Igreja.

Reveja o encontro na íntegra através dos links: