Uma história centenária: Relógio do Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé é restaurado e volta a funcionar

Uma grande celebração marcou a reinauguração do relógio do Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé, no dia 16 de abril de 2023, na Festa da Divina Misericórdia.

O relógio, que fica na fachada da do Santuário Bom Jesus, foi um presente recebido há 100 anos, vindo de Munique, na Alemanha. Com o passar do tempo, a máquina que faz o relógio funcionar quebrou, mas em 2023, com esforço da comunidade e por iniciativa do pároco, Padre José Vicente, o equipamento voltou ao seu pleno funcionamento após um período de restauração de sua máquina para que então pudesse voltar a marcar as horas e ativar o badalar do sino.

Na comemoração de reinauguração com o povo de Tremembé presente, foi realizada uma programação de oração, música e resgate da história.

Na praça Padre Luiz Balmes em frente ao Santuário do Bom Jesus, o povo cantou e festejou com o show de Joe e Vilma Alvarenga. Também rezaram o Terço da Misericórdia com o Padre Álvaro Mantovani (Pe. Tequinho), Vigário paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus. Logo em seguida, às 18h, ouviram o toque do sino acionado pelo relógio e participaram da Santa Missa presidida pelo pároco e reitor do Santuário, padre José Vicente.

A história do relógio foi relembrada durante a programação de reinauguração através da fala da senhora Lygia Frazão, advogada e escritora do livro que conta história de Tremembé para crianças, ocasião em que fez a leitura de um texto rememorando os 100 anos do relógio.

“Sua instalação foi uma iniciativa, que teve início com a assinatura de um contrato datado de 19 de junho de 1921, pelo Excelentíssimo Reverendíssimo Mons. Amador Bueno de Barros […] Vindo de Munique, Alemanha. Sua aquisição contou com apoio, participação e colaboração dos fiéis. Uma comissão foi montada e contava com o senhor Silvério Banhara como tesoureiro. Os balanços de receitas e despesas foram publicados no Jornal do Comércio do Rio de Janeiro de 17 de fevereiro de 1923”, descrevia o texto do início da história do relógio.

Lygia Frazão lembrou também das pessoas que colaboraram com a compra do relógio quando recitou o nome de cada uma.

A data de inauguração do relógio é 08 de fevereiro de 1923 quando houve uma celebração. Na época o relógio se tornou uma referência para população.

Máquina do relógio ficou em exposição no salão da Paróquia Bom Jesus, alguns dias antes do evento, juntamente com documentos da história da instalação da peça em 1923.

Em 2023, o povo de Tremembé acompanhou a reinauguração marcando 100 anos desse fato histórico da cidade. “Hoje estamos todos aqui, tendo o privilégio de testemunhar a reinauguração desse relógio, que muito mais que marcar as horas, nos faz refletir sobre nossas origens, pois marca a nossa história”, finalizou Lygia.

Ao final da Santa Missa, padre José Vicente agradeceu ao povo pelo apoio e empenho em prol de mais uma obra de restauro do Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé.

Em seguida, o público acompanhou mais um momento musical com a Banda da Polícia Militar e o encerramento com os músicos do Santuário.