Benção do marco de reconstrução e reestilização da Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo

No dia 06 de janeiro de 2024, Solenidade da Epifania do Senhor, a Paróquia de São Pedro Apóstolo, em Taubaté, recebeu a visita do Bispo Diocesano, Dom Wilson Angotti que, solenemente, abençoou o marco que simboliza o início das reformas da Igreja Matriz.

O projeto de reforma contempla um processo de reestilização e troca do telhado na parte externa, internamente será instalado um novo forro e a nave central passará por um processo de adaptação mistagógica.

A celebração que marcou o início dessa reestruturação da Matriz contou com a participação do povo da comunidade que foi convidado a inscrever seus nomes e mensagens em um livro que foi colocado dentro do marco abençoado pelo Bispo. A história da comunidade paroquial está também representada em uma Cruz, que foi instalada junto ao marco, datada de 1967, de grande valor afetivo para o povo, pois é lembrada como a primeira cruz usada nos atos religiosos da humilde comunidade que nascia.

O projeto arquitetônico da Matriz visa a acolher cada vez melhor o seu povo. Esse projeto foi protocolado na Cúria Diocesana em junho de 2020. Embora a situação da pandemia da COVID-19 não tenha permitido o avanço da obra, as consultas técnicas, as campanhas e os processos de documentação para essa reforma continuaram em andamento dando possibilidade ao prosseguimento da reforma agora em 2024.

A Paróquia de São Pedro Apóstolo, além da comunidade da Matriz, é composta também pelas comunidades Imaculada Conceição, Cristo Redentor e São Judas Tadeu.