Ano Santo da Misericórdia – Calendário Diocesano

A Diocese de Taubaté preparou um calendário com as principais celebrações e demais atividades que deverão marcar o Ano Santo da Misericórdia em nossa Igreja Diocesana. No calendário que apresentamos a seguir, distinguem-se três modalidades de eventos: celebrações a serem realizadas no âmbito paroquial; celebrações a serem realizadas em âmbito diocesano e os “Sinais Jubilares”.

“Sinais Jubilares” são propostas mensais vinculadas às obras de misericórdia, tanto corporais quanto espirituais. Sua execução deverá partir da criatividade dos párocos e responsáveis pelos Movimentos e Pastorais Diocesanas, que deverão previamente organizar as atividades relativas a cada sinal específico. Em alguns meses, a atividade já está determinada, cabendo aos responsáveis apenas a sua divulgação. Para que não se sobrecarregue a agenda de nossas paróquias, foi intenção da comissão organizadora aproveitar as atividades já existentes no calendário anual de nossas comunidades, dando a elas uma ênfase jubilar.

A par das atividades do calendário, pede-se também que cada paróquia organize durante o Ano Santo uma peregrinação à Porta da Misericórdia da Igreja Catedral e à Basílica do Senhor Bom Jesus, em Tremembé, que são as duas igrejas escolhidas por Dom Wilson como locais de peregrinação no território diocesano. Esta será grande oportunidade para a paróquia celebrar a sua unidade e buscar viver o dom da misericórdia em suas relações, tornando todos os paroquianos “Misericordiosos como o Pai”, conforme o lema do Ano Santo.

Pe. Roger Matheus dos Santos

12 de Dez – 2015
Solene Missa de Abertura do Ano Santo, às 16h, com a abertura da Porta da Misericórdia na Catedral São Francisco das Chagas de Taubaté. Todas as paróquias deverão enviar representações de fiéis.

2 de Fev – 2016
Festa da Apresentação do Senhor e Dia da Vida Consagrada. Jubileu da Vida Consagrada. Encontro do Bispo com os Consagrados(as) da Diocese na Igreja Catedral.

16 de Fev – 2016
Celebração Penitencial com os padres da Província Eclesiástica de Aparecida, no Santuário Nacional de Aparecida, às 9h, com a Celebração Eucarística.

20 de fev – 2016
Simpósio Diocesano sobre a Misericórdia, com representação das paróquias.

28 de fev – 2016
Jubileu dos Doentes e das Pessoas com deficiência, a ser realizado nas paróquias.
Sinal Jubilar de fevereiro: testemunho das obras de misericórdia no cuidado com os enfermos (mutirão de visitas nos hospitais e nas residências com doentes acamados)

4 e 5 de Mar – 2016
“24 horas para o Senhor” com celebração penitencial, adoração eucarística contínua e confissões na Catedral, na Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé e demais Decanatos, a partir da tarde da sexta-feira, 4 de Março. Cada Decanato definirá o local da realização do evento.

24 de Mar – 2016
Quinta-feira Santa Jubileu dos Sacerdotes – peregrinação dos padres à Catedral Diocesana.
Sinal Jubilar de março: testemunho das obras de misericórdia, com a acolhida aos penitentes que vão às confissões

3 de Abr – 2016 – DOMINGO DA DIVINA MISERICÓRDIA
Concelebração Eucarística na Avenida do Povo. Início às 14h e Celebração Eucarística às 16h.

17 de Abr – 2016
Jubileu dos acólitos e coroinhas e Dia mundial de oração pelas vocações, a ser realizado nas paróquias.
Sinal Jubilar de abril: testemunho das obras de misericórdia, com Doação de sangue na campanha “Abril Solidário”, da Pastoral da Saúde.

14 de mai – 2016 – Vésperas de Pentecostes
Jubileu dos crismandos de 2016, a ser realizado nas paróquias.

22 de Mai – 2016
Jubileu dos Idosos, a ser realizado nas paróquias.

31 de Mai – 2016 Jubileu Mariano. Celebração Eucarística na Igreja Catedral, às 16h, com todos os Movimentos e Irmandades de espiritualidade Mariana
Sinal Jubilar de maio: testemunho das obras de misericórdia pela atenção aos idosos presentes na família ou em casas de repouso.

3 de Jun – 2016 Solenidade do Sacratíssimo Coração de Jesus, dia de oração pela Santificação do Clero. Hora Santa com o clero, às 10h, na Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé.
Sinal Jubilar de junho: testemunho das obras de misericórdia por meio de atenção aos encarcerados e seus familiares.

15 – 17 de Jul – 2016 : Missões Diocesanas nas Paróquias

22 – 24 de Jul- 2016 Jubileu dos Jovens, a ser realizado nas paróquias.
Sinal Jubilar de julho: testemunho das obras de misericórdia por meio da promoção das missões diocesanas.

10 de Ago- 2016
Jubileu e Peregrinação dos Diáconos à Catedral Diocesana.

21 de Ago – 2016
Jubileu das Famílias, a ser realizado nas paróquias.

28 de Ago – 2016
Jubileu dos Catequistas e Anunciadores da Palavra de Deus, a ser realizado nas paróquias.
Sinal Jubilar de agosto: testemunho das obras de misericórdia por meio da atenção às famílias afastadas do convívio eclesial.

Em setembro: Semana Bíblica (Por Decanato ou Paroquial)
Sinal Jubilar de setembro: testemunho das obras de misericórdia com doação de Bíblias.

15 de out – 2016
Na Igreja Catedral, Missa pelos Professores, às 16h. Nas Paróquias, realização do Jubileu dos Educadores e Estudantes.
Sinal Jubilar de outubro: testemunho das obras de misericórdia por meio do cuidado com as crianças (orfanatos e promoção da Pastoral da Criança) e com o Mundo Acadêmico (universidade e faculdades).

2 de Nov – 2016
Comemoração dos fiéis defuntos
Sinal Jubilar de novembro: testemunho das obras de misericórdia por meio de orações pelos fiéis falecidos.

13 de Nov – 2016
Encerramento do Ano Jubilar Diocesano com o fechamento da Porta da Misericórdia na Catedral de Taubaté

Domingo, 20 de Nov – 2016
Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Fechamento da Porta Santa na Basílica de São Pedro e conclusão do Jubileu da Misericórdia.

Fonte: O Lábaro – novembro/2015

Comente