Missa abre a 31ª Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia

Nesta terça-feira, 26, a Missa de abertura da Jornada Mundial da Juventude 2016, deu início ao maior evento da juventude católica mundial.

A celebração foi presidida pelo arcebispo da Cracóvia, cidade-sede da JMJ 2016, Cardeal Stanislaw Dziwisz, e reuniu mais de 200 mil jovens.

A homilia do cardeal partiu da experiência de Pedro ao decidir escolher seguir Jesus, deixando tudo para trás e terminando como seu Mestre, crucificado. E assim como Jesus falou com Pedro naquela época, disse o cardeal, hoje Ele quer falar com os jovens reunidos em Cracóvia. “A experiência de Pedro pode tornar-se também a nossa experiência e nos fazer refletir”.

O papa Francisco viajou de Roma para a Polônia, nesta quarta-feira, para participar da 31ª Jornada Mundial da Juventude. Depois de duas horas de voo, Francisco desembarcou no Aeroporto São João Paulo II, em Balice, perto de Cracóvia. Durante a viagem, o Papa falou a jornalistas de 15 países presentes no voo. Na ocasião, o pontífice, agradeceu o trabalho na JMJ. “A juventude sempre nos fala de esperança. Esperemos que os jovens nos digam algo que nos dê um pouco mais de esperança, neste momento”, disse o pontífice.

Ao chegar em Balice, Francisco foi recebido pelo presidente polonês, Andrzej Duda, acompanhado pela esposa, e o arcebispo de Cracóvia, cardeal Stanislaw Dziwisz. Na ocasião, houve uma cerimônia oficial e informal, em que foram entoados os hinos dos dois Estados e apresentadas as respectivas delegações.

Pe. Alexandre Cipriano de Oliveira, Assessor do Setor Juventude da Diocese de Taubaté, está participando da JMJ 2016 em Cracóvia, assim como alguns jovens da diocese.

Pe. Silvio José Dias

Foto: EPA