Campanha “Abril Solidário” 2016 leva católicos para doação de sangue

Pelo segundo ano consecutivo, durante o mês de abril aconteceu a Campanha “Abril Solidário”, promovida em toda a Diocese de Taubaté, sob a coordenação da Pastoral da Saúde. Há motivos para comemorar. Os números de doadores no Hemonúcleo apresentaram sensível aumento diário. A necessidade do Hemonúcleo é de 60 doações por dia. Mas, os doadores de sangue que se apresentam não chegam nem à metade. Fato preocupante porque as requisições para transfusão de sangue não param de chegar.

Esse ano, a Abril Solidário fez parte da Agenda da Diocese do Ano Santo da Misericórdia, quando foi considerado como sinal jubilar para o mês de abril, a doação de sangue. A mobilização para a campanha junto às paróquias e comunidades, contou com apoio da mídia local, sendo imprescindível para que os números de doadores pudessem atingir um índice satisfatório no mês de abril. As paroquias também fizeram divulgação juntos as suas comunidades.

Nesse mês, foram aproximadamente 494 doações feitas por católicos incentivados pela Campanha. Interessante notar que nos dias 24 de março, quinta-feira Santa e no dia 28 do mesmo mês, feriado dia de São Benedito em Taubaté e Pindamonhangaba, foi anotado expressiva adesão de católicos, dados computados nos números da campanha. Aconteceram coletas externas em Pindamonhangaba, dois dias na FATEC e PASIN. Em ambas, a Pastoral da Saúde articulou com as equipes locais, assim como nas coletas feitas em Campos do Jordão, no dia 7 de abril. No feriado de Tiradentes, de 21 abril, dia em que o Hemonúcleo abriu de modo especial, foram efetuadas 128 doações, das quais perto de 60 foram feitas motivadas pela campanha da Igreja Católica.

Durante todo o mês de abril, foram registradas doações de sangue feitas por pessoas que se identificavam como membros da Igreja Católica. Numa média de 15 pessoas por dia foram 270 doações. Nos dias em que foi dado ênfase na campanha, o número de doações chegou a 224. No final do mês foram computados, então, 494 doadores. Não foram computadas no resultado da Abril Solidário, as doações que deverão ocorrer no dia 17 de maio, na Paróquia São Cristóvão, em Pindamonhangaba, com 60 pessoas já confirmadas.

Esses números nos dão segurança para dizer que a Campanha Abril Solidário de 2016 foi um sucesso. Podemos dizer que o apelo da Pastoral da Saúde foi atendido. Nesse ano, mais uma vez foi observado a participação expressiva de grupo de jovens, dos Cursilhos de Cristandade, de movimento de casais, Aldeias da Vida, das pastorais que atuam na diocese, de paróquias e comunidades. A participação dessas pessoas foi fundamental para que se atingisse esse número.

Acreditamos que a mobilização para essa ação de solidariedade foi muito significativa não só para a Pastoral da Saúde, como também, para a Igreja Católica como um todo, pois, presenciamos no rosto dos doadores a alegria do servir e poder realizar um gesto concreto de amor ao próximo. Agradecemos a todos que de forma direta ou indireta contribuíram para o sucesso da Campanha. Rogamos a Deus que derrame bênçãos a todos!

Ana Regina de Oliveira Gama
Coordenadora Diocesana da Pastoral da Saúde