Paróquia São Vicente de Paulo realiza atividade ecológica evangelizadora

No dia 22 de março a Paróquia São Vicente de Paulo em Moreira César – Pindamonhangaba – realizou uma atividade ecológica evangelizadora em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano que tem como tema “Fraternidade e ecologia integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

A data escolhida foi proposital, pois celebramos o Dia Mundial da Água. Esta atividade paroquial teve início às 9h, em frente a Capela da Comunidade Santa Cruz, situada no bairro Padre Rodolfo. Neste local, há um rio que é chamado de Barranco Alto. Este nome era de todo o bairro do atual distrito de Moreira César. O Pároco, Padre Gabriel Henrique, acolheu com alegria os presentes, sobretudo, as crianças e adolescentes que participam dos encontros de catequese na Paróquia. Também acolheu o casal coordenador da animação da Campanha da Fraternidade, Eduardo e Simone, bem como aos catequistas, sub-prefeito de Moreira César, José Carlos Gomes, agentes de pastorais e fiéis em geral. Em seguida, foi realizada a oração inicial tendo como motivação toda a obra da criação, sobretudo, o texto bíblico de Dn 3,57-88.56 (Cântico do louvor das criaturas ao Senhor). Em seguida, o professor Orlando Pedroso fez uma exposição histórica, geográfica e biológica sobre o rio Barranco Alto. Depois, Eduardo e Simone nos incentivaram a realizarmos três plantios de mudas e, em seguida, nos convidaram a caminharmos até o Projeto Jataí, Obra Social São João Bosco – Salesianos, localizado no bairro do Azeredo, que realiza diversos trabalhos sociais com os adolescentes e jovens de nosso distrito de Moreira César, sobretudo, com a medida socioeducativa para os menores infratores. Chegando no local, foi proclamado o texto bíblico sobre a criação do mundo que está em Gn 1,1-2,4a e, em seguida, foi feita uma pequena explanação. Logo após, a Professora Hérica Veryano contou a história da Piraguí (dona dos peixes) de forma dinâmica e interativa. Em seguida, houve o plantio de mais mudas no território do projeto Jataí. Ao final,  Padre Gabriel agradeceu a todos que colaboraram, sobretudo, o casal Eduardo e Simone, e depois abençoou o lanche que foi partilhado com os presentes. No total, foram 15 mudas plantadas e 20 doadas para os presentes.

Que esta atividade evangelizadora nos ajude a vivermos intensamente a conversão ecológica, pensando que esta causa não é só em defesa do “verde”, mas sim de todos nós que fomos criados a imagem e semelhança de Deus (cf. Gn 1,27).

×