Peregrinação das Relíquias de Santa Teresinha passa pela Diocese de Taubaté

De 11 a 13 de setembro de 2024, nossa Diocese teve a honra de receber a peregrinação das relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face.

A grande festa foi iniciada já na recepção da Urna com as Relíquias em frente ao Fórum de Tremembé (contando com o apoio da Prefeitura Municipal, da Cavalaria e do Corpo de Bombeiros), donde saiu em grandiosa carreata pelas ruas de Tremembé passando em frente à Creche Eliza Rossi Lima, depois em frente à Paróquia São José e em frente à Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé, em todos os lugares com expressiva concentração de fieis.

De frente à Basílica, iniciou-se uma fervorosa procissão juntamente com a carreata iniciada anteriormente. Já no Carmelo, foi realizada a entronização solene das relíquias, seguida da Santa Missa celebrada por Dom Benedito Beni dos Santos, seguida de período de veneração privada pelas Irmãs Carmelitas, retornando à veneração pública com as Vésperas e Santa missa, celebrada pelo Côn. Carlos Antônio (Capelão).

No dia seguinte, as relíquias visitaram a Paróquia de Santa Teresinha em Campos do Jordão, recepcionada com uma belíssima carreata no portal da cidade e numerosa participação do povo durante toda a manhã. À tarde, a urna com as relíquias seguiu em carreata do Carmelo de Tremembé até o Santuário de Santa Teresinha, em Taubaté, onde foi recepcionada por uma grande multidão de fiéis, que enchia todo o Santuário e também a parte externa, para momentos devocionais e para a Santa Missa celebrada por Dom Wilson Luís Angotti Filho, nosso bispo diocesano.

Por fim, durante todo o dia 13, sexta-feira, iniciando às 07h, muitos peregrinos foram ao Carmelo para venerar as relíquias de Santa Teresinha e participar das diversas celebrações litúrgicas que aconteceram durante o dia. A peregrinação foi encerrada pela Solene Celebração Eucarística presidida pelo Côn. Paulo César Nunes de Oliveira, ocasião marcada pelo número expressivo de fieis e pelo lançamento oficial do Brasão de Armas do Carmelo da Santa Face e Pio XII.

Durante os três dias, em todas as ocasiões e lugares que as relíquias passaram, foi possível vivenciar a fé dos devotos de Santa Teresinha e incontáveis relatos de milagres creditados à intercessão de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face.

Valbercley da Graça Almeida
Formando do Instituto Sacerdotal de Vida Apostólica Jesus Ressuscitado