Luau Vocacional 2024: uma noite marcada pela fé

No último dia 31 de agosto de 2024, a pastoral vocacional diocesana promoveu o tão esperado Luau Jovem Vocacional, no Seminário Diocesano Santo Antônio. O evento reuniu jovens de algumas cidades de nossa Diocese em uma noite de espiritualidade, reflexão e alegria. O encontro teve início com a concentração na Paróquia Santo Antônio de Lisboa, onde aproximadamente 300 jovens se reuniram, cheios de animação e expectativa para o que estava por vir.

Logo após a concentração, teve início a caminhada vocacional até o seminário. Os jovens carregaram uma faixa com o escrito “eu rezo pelas vocações”, uma cruz e o andor com a imagem do “Bom Pastor”. Durante o percurso, os jovens entoaram cantos, esbanjaram entusiasmo e fizeram orações. A caminhada, marcada pela fraternidade e união, foi um momento de profunda alegria em Deus. Aos gritos de “eu sou jovem e rezo pelas vocações”, a caminhada deixou bem claro o objetivo do Luau Vocacional 2024, que foi reunir a juventude diocesana para juntos rezar pelas vocações e, ao mesmo tempo, testemunhar a fé em Jesus que chama a todos porque os ama.

Ao chegar ao Seminário Diocesano, a noite continuou com muita animação proporcionada pelo grupo Yiós da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso de Pindamonhangaba, que trouxe um repertório envolvente e cheio de energia, elevando o espírito dos presentes com músicas alegres e profundas. O ambiente de descontração e espiritualidade contou com o cenário perfeito montado por eles. O grupo ainda somou com o evento, proporcionando um ministério de dança, teatro, música e pintura em tela.

Um grande momento do Luau foi a pregação do Padre Afonso Lobato, que tocou profundamente o coração de todos. Em sua fala, o padre, ao dizer as palavras “você não está nesse mundo por acaso” aos jovens, destacou a importância do discernimento vocacional e do chamado que Deus faz a cada um de nós. Com palavras inspiradoras, ele incentivou os jovens a buscarem seu propósito de vida e a ouvirem a voz de Deus, que se manifesta de diferentes maneiras na caminhada cristã, pois “cada um é único diante de Deus”.

A Feira Vocacional, com a presença das diversas pastorais, movimentos, comunidades e vocações específicas, como a sacerdotal e a vida religiosa para as mulheres, também foi um grande sucesso. Os jovens tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho realizado por essas iniciativas e trocaram experiências valiosas sobre o serviço na Igreja. Foi um momento de descoberta e de incentivo para que cada um encontre sua própria forma de servir à comunidade.

O ponto alto do luau foi o marcante momento com a exposição, adoração e benção com o Santíssimo Sacramento, presidido pelo Padre Rafael – coordenador diocesano da pastoral vocacional. Diversos cantos, diversas formas de demonstração de amor a Jesus, emoções e lágrimas foram presenciadas nesse momento. Ao passar com o Santíssimo Sacramento diante dos jovens em procissão, a motivação dada aos participantes é a de sempre colocar-se como seguidor daquele que chama a todos.

O Luau Vocacional 2024 foi, sem dúvida, uma noite inesquecível, marcada pela fé, pela alegria e pelo compromisso de caminhar na vocação cristã. Adrielle, integrante da Pastoral Vocacional Diocesana, destaca: “O Luau foi um despertar no coração dos nossos jovens o compromisso de rezar por todas vocações e também ter a experiência de conhecer um pouco de cada uma para melhor discernir a sua. Deus seja louvado por tantos jovens que está à procura de Deus e viver a verdadeira alegria”. Os jovens saíram renovados, prontos para continuar sua jornada com mais clareza e determinação no chamado que Deus tem para cada um.