Seminaristas Diocesanos recebem admissão às Ordens Sacras

No domingo, 25 de agosto de 2024, três de nossos seminaristas diocesanos do terceiro ano da Configuração (Teologia), , receberam a Admissão às Ordens Sacras, demarcando um momento importante de sua caminhada vocacional.

A Admissão às Ordens Sacras é o rito destinado aos aspirantes ao Sacramento da Ordem, no grau do Diaconato e Presbiterato. Este rito destina-se, segundo consta no Cerimonial dos Bispos (n. 479), para que o aspirante “manifeste publicamente a sua vontade de se doar a Deus e à Igreja, para exercer a Ordem Sagrada. A Igreja, aceitando esta doação, escolhe-o e chama-o, a fim de se preparar para receber a Sagrada Ordem, passando assim a ser contado legitimamente entre os candidatos ao Diaconato e ao Presbiterato”.

A partir disso, o seminarista manifesta, publicamente, o desejo de se entregar ao serviço a Deus e a Igreja por meio do ministério sacerdotal, e o Bispo diocesano, a partir de sua bênção, acolhe e confirma esta decisão. Deste momento em diante, os candidatos as Sagras Ordens se aplicam de forma mais profunda no seu discernimento vocacional em todos os seus âmbitos (oração, estudos, pastoral…), para que possam se configurar sempre cada vez mais ao Cristo, o Bom Pastor.

Durante a celebração eucarística, Dom Wilson deixou isso bem enfatizado ao povo, e especialmente aos três seminaristas que recebiam a admissão. Por meio do Evangelho do dia, indicou a eles, a partir do questionamento feito por Jesus aos discípulos: “Vós também vos quereis ir embora?”, a necessidade do discernir vocacionalmente a sua caminhada, e perceber a qual caminho o Senhor os chama, mas nunca esquecendo de que é Ele, o único a nos conduzir à eternidade. Um candidato a Sagrada Ordem deve sempre ter em seu coração a resposta dada por Pedro: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69 Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”, de modo a reconhecer que o Senhor é a fonte, sustento e fim de toda a vocação.

Tendo recebido a admissão, e se preparando para receber a Sagrada Ordem, os seminaristas receberão, no tempo oportuno, dois ministérios que os preparam para o futuro ministério: o ministério do Leitorato e o ministério do Acolitato, pelos quais começam a exercer funções específicas durante as celebrações eucarísticas.

Concluímos, então, que ao realizar o rito de Admissão às Ordens Sacras, o Bispo Diocesano apresenta ao povo de Deus aqueles que poderão corresponder às orações da Igreja, que pede e ora ao seu Senhor para que suscite boas e santas vocações, auxiliando-o no pastoreio de seu rebanho.

Sem. Wellington Giovane Santos