Encontro de formação reflete sobre questões ambientais

Aconteceu neste sábado 08 de junho no Lar Escola Santa Verônica, em Taubaté, uma formação para a Pastoral da Ecologia Integral em nossa Diocese.

Os participantes, provenientes de diversas paróquias de nossa diocese,  refletiram, em uma roda de conversa, sobre a questão ambiental em nossa região. o Prof. Dr. Luiz Eduardo Corrêa Lima, de Caçapava, abordou a questão da Termoelétrica movida a gás fóssil que quer se instalar em nossa Diocese, com enorme risco à saúde das pessoas e do meio ambiente; o Geólogo Edilson de Paula Andrade falou sobre a importância da água e a Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, nosso manancial de abastecimento público; e o Engenheiro Agrônomo Washington Águeda, Gestor Ambiental do Santuário Nacional de Aparecida, que falou das experiências da Pastoral da Ecologia Integral na Arquidiocese de Aparecida. A mediação ficou a cargo do Professor Ronaldo Santos, do Colegiado das Pastorais Sociais e da Paróquia Santo Antônio de Lisboa.

Na 2a parte da manhã o grupo pode conhecer os projetos ambientais do Lar Escola Santa Verônica, coordenado pela irmã Elza Pianta, Franciscana do Sagrado Coração de Maria. Com a assessoria também da Bióloga Doutoranda Jane Rodrigues, da Paróquia São José de Tremembé, os participantes fizeram uma leve trilha ecológica contemplando as maravilhas da natureza, cantadas e louvados há 800 anos atrás por nosso Padroeiro São Francisco de Assis, no Cântico das Criaturas, e ultimamente por nosso Papa Francisco na Encíclica Laudato si. O Papa Francisco também na Exortação Apostólica Laudate Deum, alerta sobre os riscos da Mudança Climática em nossa Casa Comum. No ano de 2025 precisamos estar preparados para a Campanha da Fraternidade sobre a Ecologia Integral, participem conosco!