Bispos da Província Eclesiástica de Aparecida participam de curso promovido pela arquidiocese do Rio de Janeiro.

Teve início na tarde de 24 de janeiro 2023, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro, a 32ª edição do Curso Anual dos Bispos do Brasil, com a temática “Novas comunidades e a evangelização hoje”. Realizado desde 1990, esse ano o curso terá a presença do Cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e do Pe. Luis Navarro, reitor da Pontificia Università della Santa Croce,em Roma.

Na abertura do curso, realizada ontem à noite, o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani João Tempesta, ressaltou o fato de que essa é a primeira edição do curso realizada de forma presencial desde a pandemia do COVID-19. Segundo D. Orani, “o tema foi escolhido devido às demandas e questionamentos acontecidos no curso do ano passado” e que esse tema trabalhado nas conferências “trará uma riqueza de informações que nos auxiliarão em nossos trabalhos para fomentar e pastorear as novas comunidades que se encontram em nossas Igrejas particulares.”

Por sua vez, D. Giambattista Diquattro, Núncio Apostólico no Brasil, destacou que a Igreja brasileira está atenta aos sinais dos tempos, ao Espírito que inspira ao nosso tempo um estilo de comunhão a partir da sinodalidade, que cria novas formas de vivencia da vida cristã. D. Joel Portella, bispo auxiliar do Rio de Janeiro e Secretário Geral da CNBB, indicou que a temática do curso pode ajudar o episcopado nos estudos e nos trabalhos já desenvolvidos pela Conferência Episcopal.

Na manhã de hoje, 24, os bispos participam de um painel com o Côn. Geovane Ferreira, fundador da Associação Família da Preciosa Vida, e com Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom; e de um painel com os bispos D. Gilson Andrade, D. Wellington Queiroz e D. Wilson Tadeu. Na parte da tarde haverá a conferência com o Cardeal Kevin Farrel, intitulada “Desafios e caminhos: uma visão do Dicastério responsável pelas novas comunidades”.

A edição do Curso para os Bispos 2023 segue com sua programação até o dia 27 de janeiro, sexta-feira.

Fonte: Arquidiocese Rio de Janeiro