Dom Wilson celebra Missa do Crisma com presença do clero diocesano

A Missa do Crisma que  acontece na Quinta-feira Santa, foi celebrada por Dom Wilson com a presença do clero no último sábado, 22 de maio, pois na ocasião da Quinta-feira Santa as Igrejas estavam fechadas para a participação dos fiéis.

Na Diocese de Taubaté a Missa do Crisma em 2021 foi adiada devido a situação da pandemia, mas ainda dentro do tempo pascal o Bispo Diocesano se reuniu com clero na Catedral de São Francisco das Chagas na véspera de Pentecostes para missa dos Santos Óleos.

Foto: Mário Celso Jorge

No início da celebração Dom Wilson pediu, especialmente aos sacerdotes, que rezassem pelas famílias enlutadas pelos seus familiares que perderam a vida nessa pandemia da COVID-19.

Durante a Missa Crismal os sacerdotes renovam suas promessas feitas no dia de sua ordenação, em sua homilia Dom Wilson evidenciou três atitudes de Deus que deve orientar o ministério sacerdotal, a primeira delas é a proximidade.

“Primeiro a proximidade, Deus se faz próximo, Deus não se mantém distante. Se manifesta a Moisés, Se manifesta ao povo, em Jesus Cristo se faz presente junto dos Apóstolos. A proximidade, que nós saibamos exercer o ministério que nos foi confiado inspirando-nos nesta característica de Deus agir, fazendo-nos próximos aos outros, não sendo distantes”, indicou.

A segunda característica que Dom Wilson destacou para orientar o ministério sacerdotal foi  a compaixão.

“Deus teve compaixão do povo que estava na escravidão do Egito, […] Jesus teve compaixão de nós, veio em auxílio de nossa fraqueza dando-nos o Seu espírito, teve compaixão de nós nos reconciliando pela entrega de si mesmo, tenhamos a compaixão que nos faz próximos e comprometidos, porque uma coisa é estar próximo e descomprometido, outra coisa é estar próximo e movido pela compaixão padecer com o outro, isso significa compaixão padecer com o outro, sentir a mesma dor, alegrar-se com a mesma alegria”, colocou.

E por fim, Dom Wilson ainda frisou sobre a terceira a característica de Deus, a ternura.

“Proximidade, compaixão, ternura, maneiras de Deus agir e que devem inspirar o nosso ministério. A ternura é a afabilidade no trato, alguns tem isso como dom natural, outros não, outros vão ter que ser pelo empenho e o esforço da virtude, mas uma característica que é divina e que nós devemos exercitar, a ternura no trato, para que sintam a doçura de Deus que vem ao encontro e que ampara, que acolhe, que ajuda porque se compadece, porque ama. Que o nosso ministério seja assim conduzido, por aquilo que é característica da ação de Deus saibamos nós também com a Graça do Senhor assim agir”, finalizou.

Durante a missa do Crisma, Dom Wilson abençoou os Santos Óleos que são levados pelos padres às paróquias e comunidades para serem usados nos sacramentos.