XVIII Encontro Ecumênico do Regional Sul 1

“Não podemos, na verdade, invocar a Deus como Pai de todos, se recusarmos o tratamento fraterno a certos homens, criados também à imagem de Deus. A relação do homem para com Deus Pai e a relação do homem para com os homens irmãos, de tal modo se interligam, que a Escritura chega a afirmar: ‘quem não ama, não conhece a Deus’ (1Jo 4,8)” (Declaração Nostra aetate sobre as relações da Igreja com as religiões não-cristãs, n.5).

Neste ano em que se comemora o cinquentenário do Concílio Vaticano II, e imbuídas do espírito desse grande referencial dogmático-pastoral da Igreja, as equipes de diálogo ecumênico e interreligioso das dioceses do Regional Sul 1 reuniram-se para seu encontro anual. O momento aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de agosto, no Hotel Vila Dom Bosco, em Campos do Jordão. A coordenação do evento coube à Casa da Reconciliação e ao seu responsável primeiro, cônego José Bizon, da arquidiocese de São Paulo. A Casa tem como objetivo promover a interação entre as diversas Igrejas e religiões, seja sediando momentos dessa natureza, seja coordenando iniciativas de encontro em outros espaços Brasil a fora.

O tema deste ano foi “Fé Abraâmica em Diálogo: judeus, cristãos e muçulmanos”. Os assessores desenvolveram suas reflexões a partir de suas crenças religiosos, áreas de especialização e do documento conciliar Declaração Nostra Aetate. O rabino Raul Meyer representou a Comunidade Judaica; Sheikh Houssam Ahmad El Boustani, o Islamismo; Pe. Marcial Maçaneiro, a Igreja Católica; pastor Lauri Wirth, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Os trabalhos de avaliação e prospecção das atividades das equipes ecumênicas foram conduzidos pelo reverendo José Carlos Volpato, da Igreja Presbiteriana Independente. Dom Julio Endi Akamine, bispo auxiliar de São Paulo e atual referencial para o diálogo ecumênico e macroecumênico do Regional Sul 1, também se fez presente e celebrou, no último dia, a missa para os fiéis católicos.

Nossa diocese foi representada por seu assessor e coordenador para o ecumenismo e diálogo interreligioso, diácono Adônis Souza Pinto, bem como pelo diácono José Rodrigues e pelo seminarista Marcelo Henrique de Souza (do segundo ano de teologia).

Aqueles que se interessarem por esta área da missão evangelizadora da Igreja, que está sempre a buscar e a discernir a verdade, desejosa de amar mais e melhor os homens e mulheres, entre em contato com o secretariado diocesano de pastoral: (12) 3632-2855 /3631-799; e-mail: secretariadotaubate@hotmail.com.

xviii-encontro-sul1-1

xviii-encontro-sul1-2