Visita Pastoral Nossa Senhora de Fátima – Pindamonhangaba

Com muita alegria a Paróquia Nossa Senhora de Fátima recebeu, de 8 a 11 de agosto de 2024, a Visita Pastoral de nosso Bispo Diocesano, Dom Wilson Angotti. Foram momentos de oração, reflexão e momentos para meditar sobre os nossos trabalhos, com a orientação do nosso Pastor.

Dom Wilson chegou à matriz paroquial na quinta-feira, 8 de agosto, celebrou a missa estacional e cumprimentou todo o povo que o acolheu em oração e alegria. Na sexta-feira, 9 de agosto, visitamos a APAE onde ele refletiu a Palavra de Deus e abençoou os alunos e os colaboradores da entidade, estivemos na Fazenda da Esperança, em um momento de oração e ouvindo o testemunho de alguns internos.

Na escola estadual Eloyna Salgado Ribeiro, os funcionários receberam uma bênção de nosso Bispo. Ele também apresentou para a direção, a Pastoral da Educação.

Nos Salesianos, nós visitamos as dependências do Instituto e aproveitamos para conhecer a Casa de Dom Bosco, uma réplica da casa de infância de São João Bosco. Tivemos um momento de oração e reflexão da Palavra com os padres da casa e terminamos a visita com um delicioso almoço.

À tarde, tivemos a Celebração da Saúde, na qual Dom Wilson, junto com Cônego Amâncio, abençoou cada uma das pessoas presentes.

Já no final da tarde, tivemos reunião com o CAEP, onde Dom Wilson nos orientou sobre os trabalhos da Comissão. Terminamos o dia com uma reunião com os Catequistas. Na ocasião apresentamos os trabalhos da Catequese e refletimos sobre as dificuldades que hoje enfrentamos.

No sábado, 10 de agosto, começamos o dia com o encontro da Catequese de Eucaristia e Crisma, com a presença dos pais, catequizandos e catequistas. Foi uma manhã de muito aprendizado e reflexão. À tarde, nos reunimos com os agentes de Pastoral e Movimentos de nossa Paróquia e refletimos sobre duas questões: A primeira, o que está bem em nossa Paróquia no âmbito pastoral? A segunda, a que nós precisamos dedicar mais atenção? Na ocasião, tivemos uma boa participação de nossos agentes.

No domingo, 11 de agosto, o bispo reuniu-se com a juventude e diante dos desafios apresentados, Dom Wilson os orientou com várias propostas para que consigam atrair mais jovens para a Igreja e lembrou que isso é um desafio da Igreja. Em seguida, foi o momento do encontro com a Pastoral da Família, onde foram apresentados os trabalhos desta pastoral e Dom Wilson os orientou em que precisa de mais atenção.

Encerramos a visita Pastoral com a Santa Missa e a abertura da Semana da Família em nossa Paróquia.

Por Rita – Pascom Par. N. Sra. de Fátima