Nos dias 29 de julho a 1º de agosto, antes mesmo de retornar às aulas, nós, seminaristas da Diocese de Taubaté, fomos enviados para a missão em Natividade da Serra, cidade de nossa diocese. Além de já ser costume no seminário, a missão de férias é um importante momento de mergulho espiritual, não só para as famílias que nos recebem, mas sobretudo para nós seminaristas, pois é um tempo de renovar a vocação por meio do anúncio da Palavra durante as visitas e bênçãos nas casas.
Embora não seja novidade, o tema da missionariedade, presente já nos primórdios da Igreja, é bastante atual para os cristãos: um tema retomado com insistência pelo Papa Francisco, com suas exortações por uma Igreja em saída. Ainda mais neste ano jubilar, somos chamados a anunciar a Esperança que não decepciona (Rm 5,5), que é o Próprio Cristo Senhor, a todos os peregrinos deste mundo, levando a todos a Boa Nova de Jesus.
Por isso, dois a dois, fomos enviados para diferentes bairros de Natividade, visitando famílias e enfermos, para ser sinal e presença de Cristo e da Igreja. Com Bíblia numa mão e água benta na outra, pudemos visitar mais de cem casas e comércios no Centro da cidade, no Bairro da Marmelada, Selado, Vargem Grande e Palmeiras, Bairro Alto e Pouso Alto, partilhando a Palavra de Deus e colocando sob Sua proteção todos esses lares e locais de trabalho.
Maior foi nossa alegria ao encerrar esses dias de missão com a ordenação de nosso amigo, agora Padre Wellington, nativense que foi ordenado presbítero no dia 2 de agosto na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Natividade. Agora, retornamos para mais um semestre formativo, renovados pelo espírito missionário e pastoral, para perseverar até o dia em que chegue a nossa vez de dar nosso sim definitivo a Deus e à Igreja. Pedimos as orações de todo o povo de Deus por nossos ministros ordenados – diáconos, padres e bispo – e também por nós, para que juntos possamos edificar o Reino de Deus, que também é nosso.
Por Sem. Kauan Furtado Cunha

