São Luiz do Paraitinga reinaugura Igreja que desabou com a enchente em 2010

O povo luizense vive a expectativa de retomar as atividades religiosas na Igreja que após a restauração manteve todas as características do imóvel que desabou.

O pároco de São Luiz do Paraitinga, Padre Álvaro Mantovani, conhecido como padre Tequinho, falou em entrevista ao A12.com que a população local aguarda com expectativa a reinauguração que deve preencher um vazio deixado pela enchente.

“ O povo Luizense não vê a hora de poder entrar na nova Igreja, é como se o coração voltasse a bater, o vazio que estava na cidade, foi preenchido de novo, o povo Luizense volta a ter o brilho que a Matriz dava aos seus olhos. Estão todos muito felizes por poder ver terminada essa belíssima obra, fruto das mãos de muitos operários, graças à Mão Poderosa da Divina Providência que tocou o coração dos nosso governantes para reconstruírem esse belíssimo patrimônio cultural e religioso de nossa cidade. O Povo está feliz demais”, disse.

Depois de ter a oportunidade de visitar o interior da Igreja já restaurada, Padre Tequinho avaliou que a combinação entre a história do templo e a atualidade da restauração propiciou um resultado que é preciso conferir pessoalmente para sentir a emoção.

“Pude desfrutar da beleza interna da nova Igreja, paredes novas misturadas as paredes antigas que a enchente não levou. Uma história escondida no interior de uma nova história, está linda, alguns detalhes da Igreja antiga, o forro foi quase todo recuperado, altares laterais moldados pedaço por pedaço, tudo no seu devido lugar. A velha Igreja construída com material novo e antigo, todo o material que foi possível recuperar, foi reutilizado na reconstrução. Está bela, precisam vir e ver”, convida.

Após a reinauguração as atividades religiosas retomam à Igreja Matriz, para o pároco com a reinauguração novos trabalhos e envolvimentos da comunidade devem surgir.

“A igreja é o coração da cidade, todos sentiram muito quando ela veio ao chão, até mesmo os não católicos ficaram mexidos com essa queda, o povo Luizense sempre fala da Igreja Matriz com muito amor, é o amor deles. Com o retorno das atividades religiosas para a Matriz, acredito que a fé será ainda mais vivida. O templo é o espaço onde podemos falar de Deus e com Deus, é a escola da fraternidade, acredito que muitas coisas novas surgirão após nosso retorno à Matriz, de modo especial acredito que muitas conversões acontecerão. Rezo por isso e peço que Deus continue reformando em nosso coração a Igreja viva que somos nós mesmos”, confia.

Na sexta-feira a reinauguração acontece a partir das 9h30, quando a igreja abrirá suas portas ao público pela primeira vez, padre Tequinho fala da expectativa da emoção desse momento.

“No dia 16 de maio, pela manhã, as lágrimas que caíram dos olhos dos luizenses quando a Igreja caiu, voltará a cair quando as portas da nova matriz se abrirem para nela podermos entrar, não serão as lágrimas tristes de um janeiro de 2010, mas as lágrimas sorridentes, de um maio de 2014 que nunca mais será esquecido por quem tanto espera esse momento. Deus é bom, e nós agradecidos por sua bondade”, finaliza.

O evento de reinauguração na sexta-feira contará com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckimin (PSDB) e políticos da região. No sábado (17) às 10h haverá uma missa em ação de graças, presidida pelo bispo da Diocese de Taubaté (SP) Dom Carmo João Rhoden. No domingo (18), serão realizados cinco missas a partir das 6h, até o início da noite, encerrando as festividades de comemoração.

FONTE: a12.com | Valquíria Vieira

Foto: Cláudia Santos