São Luiz do Paraitinga aguarda reinauguração da Igreja Matriz, quatro anos após enchente

A cidade de São Luiz do Paraitinga (SP) vive atualmente a expectativa pela reinauguração da Igreja Matriz, que desmoronou com a grande enchente ocorrida em 2010 na cidade. A obra de restauração teve início em 2011 e está em fase final de acabamento, devendo ser concluída no mês que vem.

Segundo o diretor de turismo da prefeitura de São Luiz do Paraitinga, Eduardo de Oliveira Coelho, a previsão é de que a Igreja seja reinaugurada a tempo das comemorações da tradicional Festa do Divino Espírito Santo, que terá início em 30 de maio na cidade. “Esperamos que reinauguração aconteça entre 15 e 30 de maio, a expectativa é que a igreja esteja pronta para a festa do Divino”, confia.

Eduardo afirma que os moradores vivem uma grande expectativa para essa reinauguração que deve marcar a história da cidade. “A expectativa é muito grande, para muitos moradores ver a igreja de novo é um grande sonho. A reinauguração da igreja será o símbolo da reconstrução da cidade depois da enchente”, conta. A reconstrução da Igreja Matriz dedicada a São Luis de Tolosa foi uma obra do Governo do Estado de São Paulo, administrada pela Diocese de Taubaté (SP) por meio da Fundação Dom José Antonio do Couto. Para elaboração do projeto, a população de São Luiz do Paraitinga foi consultada por meio de audiência pública e os moradores escolheram que a igreja fosse reconstruída para ficar igual a antiga, que não fosse obra completamente nova. “A igreja que vimos hoje reconstruída é a mesma igreja que está na memória do povo”, diz Eduardo.

Para o diretor de turismo, com a reconstrução da igreja o número de turistas deve aumentar na cidade.

“Todos viram aquela imagem da igreja caindo; agora, acredito que gostariam de vê-la em pé novamente. Até as pessoas que não conheciam São Luiz do Paraitinga antes irão querer conhecer para ver nossa igreja restaurada”, acredita.

FOTO: FORMARTE

FONTE: Valquíria Vieira – A12.com