Reunião Geral do Clero acontece no Seminário Cura D’Ars

Pela primeira vez, nessa terça, 25, Dom Wilson Angotti reuniu-se com todo o clero da Diocese de Taubaté para uma reunião geral. O encontro aconteceu em duas partes.

De manhã, foram tratadas questões do governo da diocese e suas pastorais. À tarde, padres e diáconos tiveram um momento de formação.

Fazendo parte do calendário diocesano, a Reunião Geral do Clero começou às 8h30min, com oração inicial. Esse momento de espiritualidade aconteceu dentro da capela recém inaugurada. Depois, já no salão de eventos da casa, todos foram saudados pelo bispo que motivou um trabalho em grupo.

Reunidos por decanatos, padres e diáconos discutiram sobre o tema “A Igreja Particular na concepção do clero”.

O objetivo foi destacar três urgências para a ação evangelizadora e pastoral na diocese, considerando a dimensão de comunhão e a necessidade de uma “Igreja em saída”, como pede o Papa Francisco. Seguiram-se comunicados e debates abordando questões práticas da administração e da ação pastoral.

Depois de um intervalo para o almoço, de volta ao salão do seminário, às 14 horas, teve início palestra, parte de um programa de formação permanente que é concedida ao clero semestralmente. A formação foi administrada pelo Padre Edson Donizete Toneti, da Arquidiocese de São Paulo.

O tema versou sobre “A eclesiologia do Papa Francisco”. Baseando-se nas falas e escritos do Papa Francisco, principalmente os documentos pontifícios Evangelii Gaudium e Laudato Si’, Padre Edson Toneti foi apresentando a visão de Igreja do atual Sumo Pontífice. Padre Toneti destacou a necessidade de constante conversão e a idéia de uma Igreja missionária como elementos marcantes da eclesiologia do Papa Francisco. Atitudes conseqüentes dessa visão são uma Igreja mais comprometida com os pobres, misericordiosa e que vai ao encontro da pessoa humana, uma “Igreja em saída”.

Comente